Direitos e Deveres

Largar pessoas no aeroporto fora das zonas autorizadas dá multa

1 min

Sabia que aqueles 5 ou 10 minutos com os quatro piscas do carro ligados, quando vai buscar ou largar alguém ao aeroporto, podem agora sair-lhe caros?

Quantas vezes já foi buscar ou largar alguém ao aeroporto e deixou o carro parado com os quatro piscas ligados? A partir de agora esses 5 ou 10 minutos podem sair caros.

Não se trata de uma coima de estacionamento comum. Segundo um regulamento já publicado e que entra em vigor esta quarta-feira, dia 1 de maio, a tomada ou largada de passageiros nos aeroportos, fora das zonas indicadas para o efeito, dará multa de 1.500 euros.

A ANA – Aeroportos de Portugal explica que há uma necessidade de garantir um acesso e escoamento rápido do público em geral e que, por isso, era necessário um sistema que desincentivasse o uso excessivo dos espaços comuns.

Conselhos para quem tiver de largar ou tomar passageiros:

1. Dirigir-se para o aeroporto apenas depois do avião aterrar, dependendo da distância a que está. Sendo possível, isto garante que passará o mínimo tempo possível no aeroporto.

2. Procure estacionar nas zonas ‘Kiss and Fly’ onde o estacionamento é gratuito nos primeiros dez minutos.

3. O mesmo diploma publicado nota que, se um utente tiver de – por motivos excecionais - aceder à zona dedicada para tomada e largada de passageiros nos aeroportos por mais de três vezes em 24 horas, poderá ser reembolsado da taxa de estacionamento paga.

O certo é que a multa para quem infringir as regras é de 1.500 euros, mas pode ser agravada se a infração se repetir no mesmo mês.