Dinheiro

Já verificou o extrato da sua conta?

1 min

Se tem uma conta à ordem, este mês terá de receber o extrato com o detalhe de tudo o que pagou em comissões bancárias.

Data de publicação 2020 M01 29

Comissões de manutenção de conta, anuidade, substituição ou segunda via de um cartão, pedidos de cheques, entre vários outros custos possíveis. A lista de comissões bancárias pode ser longa, mas terá de constar do extrato da sua conta à ordem. A indicação vem do Banco de Portugal e terá de ser cumprida por todos os bancos. 

O extrato de comissões bancárias poderá ser enviado de diversas formas, em função daquilo que foi combinado com o cliente: por correio, e-mail, através do homebanking ou da aplicação para o telemóvel.

Se o extrato for enviado por e-mail, o título da mensagem deverá referir “extrato de comissões”; caso fique disponível através do homebanking ou da aplicação, a instituição bancária deve informar o cliente, por e-mail ou sms, sobre o local específico onde o extrato pode ser consultado.

A Comissão Europeia definiu que os extratos de comissões obedecessem todos ao mesmo formato e símbolo e fossem enviados, aos clientes, no mês de Janeiro de cada ano. Estes extratos vieram substituir a chamada “fatura-recibo” e devem referir todas as comissões bancárias, discriminadas por serviço e com referência ao número de vezes que foram cobradas. Além disso, devem mencionar ainda todos os juros pagos: seja por ter a conta a descoberto, por ultrapassar montantes de crédito ou a taxa aplicada à respetiva conta à ordem, se existir.

O objetivo é melhorar a transparência e demonstrar, de forma clara e detalhada, ao cliente, quanto pagou, na totalidade, em comissões bancárias. Fique atento e, se não receber o extrato, contate o seu banco.

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