Direitos e Deveres

Já não vai precisar do número de eleitor para votar

1 min

A nova medida deverá estar em vigor já nas próximas eleições. Saiba ainda como saber de forma simples qual o local onde vota.

Aproxima-se a data das eleições e não faz ideia do seu número de eleitor. Quem nunca passou por uma situação deste tipo?

Na próxima vez que for votar, nas europeias em maio, já deverá ser diferente. Até aqui era necessário dar o nome e apresentar o cartão do cidadão para saber o número de eleitor, para poder votar. Mas o Governo quer deixar cair o número de eleitor como elemento essencial no ato eleitoral, eliminando um passo que considera ser “desnecessário”.

A distribuição dos cidadãos pelas várias mesas de voto vai ser feita de acordo com o nome. O que não muda é que deverá, no entanto, verificar previamente qual o local onde vota e a mesa onde se deve dirigir.

Para saber onde vota pode, de forma muito simples, consultar o site www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma mensagem escrita gratuita para o número 3838 com RE, espaço, número do Cartão do Cidadão, espaço, e data de nascimento (AAAAMMDD).

Já que votar é um dever, menos burocracia é sempre uma boa notícia.