Impostos

Já escolheu a instituição a que vai ‘doar’ 0,5% do IRS?

1 min

Uma vez por ano, na altura da entrega do IRS, pode ajudar uma entidade, sem qualquer custo para si. A novidade é que este ano pode fazê-lo já.

Os cidadãos podem ajudar, pelo menos uma entidade por ano, sem qualquer custo. É para isso que existe a consignação de IRS, para que possa destinar a uma organização à sua escolha parte dos impostos que o Estado iria receber da sua parte. Sem pagar mais ou receber menos.

Só tem de escolher a entidade que quer ajudar e 0,5% do seu IRS podem ajudar uma causa. Se não fizer a consignação do IRS, esse valor – que pode fazer a diferença na vida de uma pessoa que seja – acabará por ficar nas mãos do Estado.

A novidade, este ano, é que já é possível fazer a consignação do IRS nesta fase, adiantando um processo que antes só era possível pela altura do preenchimento da declaração de IRS.

Saiba como em três passos:

1 - Entre no Portal da Finanças e clique em Entidade a Consignar. 2 - A Autoridade Tributária disponibiliza uma lista de entidades e respetivos números de contribuinte, que pode consultar. Selecione a entidade que quer ajudar. 3 - Submeta o pedido.

Na altura da entrega de IRS só tem de confirmar esta opção. Fez a sua parte.