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Já conhece os novos rótulos para pneus?

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A União Europeia definiu novos rótulos para pneus, que já estão a ser usados, para melhorar a eficiência e simplificar a infornação. Veja o que muda, para saber escolher melhor.

Data de publicação 2021 M08 9

Sabia que os pneus podem representar 20% ou mais do consumo de combustível do seu automóvel? Reduzir essa percentagem para zero é impossível, porque o carro precisa das rodas para andar, mas uma escolha acertada na altura de trocar os pneus pode facilmente representar uns litros a menos de combustível gasto ao fim do mês.

A União Europeia (UE) definiu, em 2020, novas regras sobre a rotulagem e informação de pneus e essa legislação já foi transposta para Portugal, através do Decreto-lei 60/2021, que entrou em vigor a 15 de julho de 2021. Conheça de seguida as principais mudanças nos rótulos de pneus e saiba ao que deve estar atento, uma vez que nos próximos meses ainda pode encontrar pneus com o rótulo anterior.

Que pneus têm novo rótulo?

Existem três categorias principais de pneus, que representam a grande maioria dos que rodam nas estradas: C1 (ligeiros de passageiros), C2 (comerciais ligeiros) e C3 (veículos pesados). Além desses três tipos, dada a importância da reutilização para diminuir o desperdício e o consumo, também os pneus recauchutados para veículos pesados recebem os novos rótulos.

De fora ficam os pneus de motociclos, pneus para uso profissional fora da estrada e pneus de corrida, entre outros de utilização também menos comum.

O que muda na rotulagem?

A maioria das informações a colocar nos novos rótulos de pneus já existia, mas há algumas mudanças para simplificar a informação ao consumidor:

  • O fabricante, modelo de pneu, dimensões e classe aparecem no topo do rótulo;
  • As classes que mostrar a eficiência de combustível e a capacidade de aderência em piso molhado são reduzidas de 7 para 5 (A a E);
  • A classificação do ruído, pelo número de decibéis (dB), passa a incluir também categorias de A (a melhor), B ou C;
  • Existem dois símbolos novos a aplicar no rótulo de pneus que são indicados para utilização em estradas com neve e/ou gelo;
  • No topo do rótulo é colocado um código de leitura QR. 

Para que serve o código QR do rótulo?

Esta é uma das grandes novidades na rotulagem de pneus. A leitura do código QR com o telemóvel dá acesso à ficha de informação completa do pneu, que os fabricantes devem introduzir na base de dados europeia de etiquetas energéticas de produtos (EPREL na sigla em inglês).

O novo rótulo para pneus - que substitui o que existia desde 2012 - aproxima esta categoria de produtos de outros que estão na base de dados EPREL e que já têm novas etiquetas energéticas, como os eletrodomésticos ou as lâmpadas. Estas etiquetas fazem parte da estratégia de redução de emissões poluentes da União Europeia. Logo no início do documento que define as novas regras para os pneus, a UE define a eficiência energética como “um elemento crucial das políticas da União para 2030 e fundamental para reduzir a procura de energia”.

Se está a precisar de trocar os pneus do seu carro, veja se têm os novos rótulos ou, se ainda tiverem os antigos, tente perceber como estariam classificados já segundo a nova etiqueta. E como no verão é normal fazermos deslocações mais longas, principalmente nas férias, antes de seguir viagem não se esqueça de verificar bem a pressão, a profundidade dos sulcos e o estado geral dos pneus do seu carro, tanto na parte exterior como interior. Procure rachas, bolhas, sinais de desgaste irregular ou até pequenas peças metálicas, como pregos, que possam estar presas no pneu.

Faça-se à estrada, sempre em segurança!

 

Fonte Imagem: https://www.continental-pneus.pt/