Direitos e Deveres

Já conhece a nova plataforma dos serviços da Justiça?

1 min

A partir de agora, encontrará online uma série de serviços, guias e simuladores que vão simplificar-lhe a vida. Saiba que serviços da Justiça pode encontrar na nova plataforma.

O novo portal online dos serviços da Justiça foi lançado em finais de agosto com o objetivo de simplificar a vida aos portugueses. Chama-se Justiça.gov.pt e é uma plataforma digital onde qualquer cidadão passará a encontrar, à distância de alguns cliques, uma série de serviços ligados a tribunais, registos e notariado, reinserção e serviços prisionais, Medicina Legal e investigação criminal, e ainda propriedade industrial.

Consultar um processo executivo, dar início a um processo de casamento, pedir uma certidão de nascimento e aceder ao balcão divórcio com partilha são apenas quatro exemplos de uma lista de quase setenta serviços que já estão disponíveis no portal. Mas há mais. Na plataforma, podemos encontrar também simuladores – como por exemplo “Quanto custa comprar casa” e “Taxas de Justiça” - e uma série de guias temáticos que poderão ajudar os utilizadores sintetizando informação e descomplicando-a. Se quer saber “Como obter nacionalidade portuguesa” ou “Como pedir apoio judiciário” consulte os guias e ficará certamente esclarecido.

Todo o visual da plataforma foi pensado para tornar a pesquisa mais fácil e intuitiva. Aliás, a barra de pesquisa é a ferramenta central da página e a primeira função que salta à vista quando se entra no portal. Também a linguagem é acessível, embora sem descurar o rigor jurídico.

De realçar que a versão do portal já disponível online está, e estará, em desenvolvimento. O objetivo é que a plataforma vá sendo constantemente atualizada em função da experiência dos utilizadores e da integração de novos serviços, conteúdos e informações.

Se vivemos na era digital, por que não tirar partido dela?