Poupar

Ir é o melhor remédio: dicas para viajar sozinho

2 min

Para tudo na vida há uma primeira vez e, se está a pensar viajar sozinho, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber.

Data de publicação 2019 M08 13

Às vezes, é preciso sair da zona de conforto, perder o medo e, simplesmente, ir. Há quem acredite que, pelo menos, uma vez na vida devemos viajar sozinhos. Tome nota de tudo o que precisa de fazer antes de pegar nas malas e sair.

Destino

Pesquise sobre o destino onde pretende ir: alojamento, transportes e deslocações, locais para visitar, clima e – mais importante – segurança, surtos de doenças, costumes locais e, até, a situação política. Tenha atenção que, por exemplo, em muitos países asiáticos e africanos tem de usar roupa que tape a pele. Pode também pesquisar a área em redor do seu alojamento, no Google Maps ou Google Earth, para poder orientar-se melhor.

Vistos e passaporte

Confirme se o país para onde vai viajar exige visto de entrada ou passaporte válido por 6 meses. Também é aconselhável andar com um documento de identificação, uma fotocópia ou guardá-lo, de forma digital, na aplicação disponibilizada pelo Governo português Id.Gov.

Saúde

Antes de viajar, confirme se precisa de fazer alguma vacina. Pode fazer a consulta do viajante através do Serviço Nacional de Saúde, em institutos especializado sou no setor privado. Outra recomendação passa por fazer o cartão europeu de saúde, para garantir assistência caso precise de cuidados médicos durante a sua viagem. Também é prudente levar um estojo de primeiros socorros e alguns medicamentos. 

Dinheiro

Certifique-se de que fez bem as contas e que tem orçamento suficiente para a viagem, incluindo para imprevistos. Por questões de segurança, divida o dinheiro por várias carteiras e deixe uma parte num local seguro (por exemplo, no cofre do alojamento). Se precisar de fazer levantamentos, escolha as caixas automáticas que ficam dentro das instituições. Cuidado com os multibancos de rua, uma vez que é cada vez mais comum haver clonagem de cartões. Em vez de usar um cartão de crédito, também pode optar por um cartão virtual. 

Segurança

Antes de ir, partilhe o seu itinerário e contactos dos alojamentos com família e amigos. Opte por voos que chegam durante o dia, caso seja difícil arranjar transporte à noite. Evite locais isolados e não utilize objetos de valor que chamem demasiado a atenção. Se consumir bebidas alcoólicas, tenha atenção à forma como são servidas: sempre à sua frente e nunca aceite garrafas já abertas.

Seja flexível

Todas as viagens têm imprevistos e isso faz parte da aventura. Reserve tempo para usufruir dos locais que vai visitar e até para, simplesmente, não fazer nada se lhe apetecer. Não viaje com um plano demasiado apertado porque poderá ser difícil de cumprir à risca.

Acima de tudo, vá... faça uma boa viagem e não se esqueça de fazer o registo na app Registo Viajante!

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min