Investimentos

Investimentos virtuais, lucros reais

2 min

As carteiras virtuais de investimentos são uma boa maneira de gerir de forma mais segura o seu dinheiro.

Data de publicação 2021 M05 21

Investir o seu dinheiro tem riscos associados e o ideal é conseguir maximizar esses investimentos e minimizar esses riscos. É para isto que foram criadas as carteiras de investimentos virtuais. Uma carteira virtual de investimentos é uma espécie de agregador e simulador, que não só permite juntar todos os seus potenciais ativos e investimentos, como simular decisões - e aferir as consequências dessas decisões de forma virtual, antes de efetivamente essas decisões terem consequências reais.

Num universo variado de investimentos - que vão desde ações, fundos de investimento ou certificados do Tesouro e de Aforro, entre outros - a carteira virtual de investimentos pode ser a ferramenta ideal para gerir estas ‘várias frentes’ da forma mais simples e cómoda. E para quem ainda não tem investimentos, uma carteira virtual pode servir de treino, para quando chegar o momento de tomar decisões na vida real.

Resumidamente, esta solução permite que, na hora de tomar decisões em relação aos seus investimentos, o possa fazer de forma mais informada, pois já conseguiu simular vários cenários. Mas não é só. Por norma, este tipo de ferramentas permite, não apenas criar a sua carteira virtual e monitorizar todos os seus investimentos, mas também:

-Pesquisar outros investimentos (de ações a fundos) de forma simples e rápida

-Manter um registo de todos os seus investimentos permanentemente atualizado e numa mesma plataforma

-Acompanhar a potencial rentabilidade dos seus investimentos, tendo assim noção de quando é o momento de tomar decisões

-Simular o comportamento de outros investimentos, para que possa decidir de maneira mais informada se determinado investimento é, ou não, acertado para si

Atualmente é possível encontrar ferramentas de criação e gestão de investimentos virtuais em várias plataformas, como é o caso d’A Minha Carteira da Proteste Investe, mas também das carteiras virtuais associadas a várias entidades bancárias.

As regras para um bom investimento

Investir o seu dinheiro, por exemplo, em ativos, pode ser uma forma eficaz de ter uma reforma mais descansada e durante a qual pode mesmo concretizar alguns sonhos - como, por exemplo, adquirir uma casa de férias. Mas para tal é fundamental definir alguns aspectos dos seus investimentos. Mesmo com a ajuda de uma carteira virtual, há algumas regras que são fundamentais para conseguir um bom investimento. Nomeadamente:

-Diversificar os investimentos - esta é uma forma de garantir que, mesmo que um dos seus investimentos seja menos bem sucedido, não põe em risco todas as suas poupanças, por isso, diversifique a sua carteira com ativos variados, como ações - de empresas nacionais e internacionais -, fundos de investimento ou certificados do Tesouro e de Aforro

-Definir objetivos e estratégias para o seu investimento - deve ter bem claro do que pretende com cada investimento e ter uma estratégia definida para o atingir

-Identificar o seu perfil de investidor - nem todos os investidores são iguais - uns são mais agressivos, outros mais defensivos - e é importante que tenha noção que tipo de investidor é

-Dê tempo ao tempo - ou, por outras palavras, tenha paciência. Os investimentos nem sempre são rentáveis a curto prazo, mas isto não quer dizer que fez um mau investimento. Além disto, os investimentos mais rentáveis a curto prazo são normalmente os investimento que acarretam maior risco.

Analise as suas poupanças, e veja se não chegou o momento de investir de forma diferente o seu dinheiro.