Poupar

Infografia: Paletes de madeira, para que vos quero?

1 min

Utilize as paletes para uma decoração bonita, barata e sustentável. Neste vídeo, damos-lhe algumas ideias.

Já não é segredo: as paletes de madeira que antes eram deitadas ao lixo, hoje são uma tendência de decoração. A explicação é simples: são peças versáteis, que ficam bem em qualquer casa, ao natural, e fazem milagres pela decoração de um espaço a baixo custo. A criatividade é o limite, mas deixamos-lhe algumas ideias:

Para fazer um jardim vertical, prenda as paletes a uma parede com as ripas de madeira na horizontal e aparafuse ou enganche os vasos às ripas de madeira. Depois é só colocar a terra e as plantas ou ervas aromáticas que quer ver crescer.

Com paletes também pode fazer uma sapateira. Encoste a palete à parede, com as ripas na horizontal e coloque os ténis e sapatos entre os espaços. É simples.

Poe ainda fazer uma cama para o cão. Pegue numa palete, lixe a madeira e envernize-a, para evitar que o cão se magoe. Retire as tábuas do meio. Nas duas laterais e na ‘cabeceira’, pode acrescentar uma tábua, para ganhar mais altura. Arranje uma almofada para forrar o interior e está pronta para o inquilino.

Fazer uma cama de tamanho XL é outro dos usos que pode dar a paletes. Para decidir o tamanho da base, tenha em conta a medida do colchão e deixe mais 50 centímetros em toda a volta. Lixe as paletes para eliminar imperfeições, e pinte-as na cor escolhida ou deixe-as com o tom natural. Depois coloque as paletes no local onde quer a cama, na disposição correta, fixe as peças umas às outras, e ponha o colchão. Para um ambiente acolhedor, opte por por umas luzes debaixo das paletes.

Com paletes por também idealizar o sofá para o interior ou o exterior. Escolha o lugar onde vai colocá-lo, veja o espaço disponível e comece pelo desenho. Para sofás com mais profundidade, disponha as paletes no chão na vertical. Se tiver espaço pode fazer um sofá em L ou em U.

As paletes de madeira de tamanho mais pequeno e com alguma profundidade são ainda mais versáteis. Podem dar pequenas bibliotecas ou estantes, cestos para a lenha, a fruta e vegetais, para os brinquedos ou simplesmente para fazer reciclagem.

Se procura inspiração, não faltam imagens no Google.