Investir

Indicadores de atividade e clima económico caem

1 min

Inquéritos do Instituto Nacional de Estatística a empresas e particulares revelam um arrefecimento dos indicadores de atividade e de clima económico.

O indicador de atividade económica diminuiu de 1,5 pontos em agosto para 1,3 pontos em setembro, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Quanto ao indicador de clima económico, recuou, em Outubro, para 1,3 pontos, contra o valor de 1,4 registado em setembro, segundo o inquérito realizado pelo INE a empresas e particulares.

O indicador quantitativo do consumo privado acelerou em agosto, após ter desacelerado entre maio e julho, o que reflete um crescimento mais expressivo do consumo duradouro e corrente.

O investimento, medido pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), estabilizou em setembro, o que, de acordo com o INE, se deve a um “contributo mais elevado da componente de material de transporte, um menor contributo da componente de máquinas e equipamentos e um contributo mais negativo da componente de construção”.