Direitos e Deveres

Ideias originais para um Dia do Pai especial

2 min

O Dia do Pai está a chegar e há muitas atividades que os filhos podem organizar para celebrar esta data. Damos uma ajuda.

Para surpreender e satisfazer um pai não é preciso muito dinheiro, nem sequer muito tempo. Basta um bocadinho de imaginação e muito amor.

O Dia do Pai aproxima-se e nada melhor do que mimar da melhor maneira o nosso herói. E a mãe pode ter um papel fundamental, uma vez que pode juntar os filhos e pôr mãos à obra para surpreender o pai com um presente feito à mão. Desde quadros personalizados, canecas pintadas, a uma caixa ou cesto com o que ele mais gosta de comer ou beber. A lista é grande e nós damos-lhe uma ajuda.

Faça um pequeno-almoço especial Comece por preparar um pequeno-almoço bem saboroso! Porque não um à moda inglesa? Com bacon, ovo estrelado, salsichas e feijões em molho de tomate. À noite pode também fazer um jantar especial.

Troca de papéis Durante uma parte do dia, podem inventar várias brincadeiras com o pai. Que tal inverterem os papéis? Deixe que as crianças sejam o pai e o pai o filho — além da parte divertida de ver o pai como criança e as crianças a fazerem tudo pelo pai, é também um bom exercício para que a pequenada perceba a tarefa complicada de ser pai.

Fazer um bolo ou bolachas Ajudar a mãe na cozinha é uma das atividades prediletas das crianças. Por isso, para surpreender o pai no próximo Dia do Pai, coloquem os aventais e façam um bolo ou as bolachas preferidas do pai. Depois, enfeitem caixas ou façam embrulhos personalizados com desenhos e dedicatórias.

Passear ao ar livre Saiam de casa e façam atividades ao ar livre todos juntos. Quebrem a rotina. Que tal a mãe delinear com os filhos um itinerário surpresa? E com direito a almoço numa esplanada, uma visita aos principais monumentos e um passeio especial.

Sessão fotográfica Façam uma sessão fotográfica em família. Peçam a um amigo ou marquem com um profissional. Podem ainda optar por fazerem vocês mesmos. Deixe as crianças fotografar o pai com uma máquina descartável. Tornem a sessão ainda mais divertida ao fazerem-na em locais diferentes e com adereços engraçados.

Piquenique Peça ajuda às crianças para prepararem um piquenique. Preparem alimentos fáceis de transportar e ingerir, sem esquecer o cesto e as mantas. Uma atividade de família perfeita para celebrar, de forma original, o Dia do Pai.

Caça ao tesouro Um caça ao tesouro é das atividades mais divertidas. Assim, mãe e filhos podem criar um mapa com pistas ou construírem sinais com dicas e a espalharem-nas pela casa, para que o pai encontre os presentes.

Colorir desenhos Deixe os filhos criarem as suas próprias obras de arte, tendo por base desenhos alusivos ao Dia do Pai. Façam vários desenhos e no final, agrafe todas as páginas, criem uma capa personalizada, com uma mensagem para o pai. Podem também personalizar canecas e t-shirts, fazer porta-chaves, um porta notas ou marcadores de livros originais.