Dinheiro

Escapadinhas em Portugal para o desconfinamento

7 min

O Contas Connosco mostra-lhe as melhores escapadinhas em Portugal para que possa disfrutar do desconfinanento por cá e em segurança.

Data de publicação 2021 M05 11

A vacinação contra a COVID-19 e o desconfinamento começam a abrir de novo as portas às escapadinhas de fim de semana. É tempo, por isso, de olhar para o calendário e planear um passeio em família ou uma escapadinha romântica. Se ao planear sentir que, financeiramente não está pronto, pode recorrer a uma linha de crédito, em que cada finalidade possui diferentes condições de crédito e entre elas está o lazer.

Mas o melhor será começar devagarinho, apenas pelo território nacional, deixe as grandes viagens para mais tarde, quando as fronteiras abrirem em segurança.

Não é difícil dar-lhe opções, o difícil é escolhê-las. Apesar de Portugal ser um país pequeno, reserva-lhe grandes maravilhas de norte a sul do país. Deixamos-lhe aqui um leque de sugestões para aproveitar em família ou a dois. Não se esqueça, ainda assim, de acrescentar a máscara e o álcool gel à sua bagagem.

Escapadinhas familiares

Guimarães

Começamos pela cidade-berço, onde Portugal nasceu. Além de ser uma cidade histórica com muitos encantos, pode ainda aproveitar para tornar esta escapadinha pedagógica para as suas crianças. Visite o Castelo e tire uma fotografia com o D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Aproveite para lembrar um pouco a história do nosso país, enquanto visita o Paço dos Duques ou passeia pelo centro histórico vimaranense, Património da Humanidade. Pode ainda apanhar o teleférico para descobrir o Parque da Penha e, se o tempo o permitir, não dispense uma visita ao Parque Aquático Scorpio. Os miúdos vão adorar, e os graúdos também.

Aveiro

Chamam-lhe a Veneza portuguesa e com razão. Aveiro tanto seduz casais apaixonados, como famílias inteiras. Abraçada pela ria, a cidade convida, desde logo, a entrar num dos típicos moliceiros, um passeio que dá logo o panorama geral de toda a cidade. Visite ainda as salinas e faça um piquenique no Parque da Cidade de Aveiro ou no Parque D. Pedro. Obrigatório é também fotografar as típicas casas às riscas de toda a Costa Nova.

Coimbra

Se ainda não levou as suas crianças ao Portugal dos Pequenitos, chegou a hora de o fazer. É um mundo encantado, com casinhas e edifícios de pequena escala que permitem fazer uma viagem por Portugal e pela presença portuguesa no mundo. E se só isto já é um motivo de sobra para ir passear a Coimbra, há muitos outros programas para fazer na cidade dos estudantes. A visita à Sé, ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e ao Jardim Botânico são outros fortes argumentos para conhecer a cidade que canta “Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida”.

Lousã

Que tal uma viagem pelas encantadoras aldeias de xisto da Lousã?  É um passeio que ficará na memória de todos, com vistas de perder o fôlego, entre um aglomerado de casas de xisto, a lembrar outros tempos. Depois, tem de passar ainda pelo baloiço mais famoso do país, o baloiço do Trevim, e não pode também perder uma incursão pela aldeia do Talasnal, em plena serra da Lousã e onde a Natureza é rainha. Por fim, guarde ainda um tempinho para uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã.

Óbidos

Vila de reis e de rainhas que ficará no imaginário das crianças. O Castelo e a muralha são visitas obrigatórias, mas há muito mais para descobrir. Atravesse as ruas e vielas de Óbidos e perca-se entre as livrarias originais ou as múltiplas lojas de rua com artesanato. Aos pais é permitido provarem a célebre ginjinha de Óbidos, enquanto os miúdos se deliciam com a doçaria regional. Se for pela altura do Natal, aproveitando as férias escolares, conheça também uma das Vilas Natal mais famosas do país. Se lhe sobrar tempo, dê um saltinho à Lourinhã, ali perto, e leve os miúdos ao Dino Parque.

Lagos

Se escolher a época do verão ou um fim de semana quente primaveril para a sua escapadinha, rume até ao Algarve, mais propriamente a Lagos, onde pode descobrir algumas das praias mais bonitas do país: a praia da Luz, da Dona Ana ou a Meia Praia. Faça um dia de praia e reserve o outro dia para levar os miúdos ao Zoo de Lagos. Se tiver mais dias, faça ainda uma visita ao Museu de Cera dos Descobrimentos e ao Centro de Ciência Viva de Lagos.

Escapadinhas românticas

Viana do Castelo

Terra que inspira o amor, poemas, músicas e bordados, Viana do Castelo é também uma das mais bonitas cidades portuguesas. Cheia de história, cultura e tradição, Viana é apaixonante e seduz quem por lá passa. Suba no elevador até ao Santuário de Santa Luzia para descobrir a dois uma das paisagens mais encantadoras de Portugal. Visite o Museu do Traje e calcorreie o centro histórico de Viana do Castelo, com inúmeras lojas artesanais onde pode encomendar o Lenço dos Namorados perfeito. Passeie ainda à beira-mar pela praia do Cabedelo e usufrua da magnífica gastronomia da cidade.

Braga

Chamam-lhe a “Roma Portuguesa” pelo seu grande legado e longa história. Dizem que é das cidades mais antigas de Portugal, com mais de 2000 anos, e também uma das mais católicas, assim atestam as mais de 30 igrejas que tem. No alto de uma colina, fica o famoso Bom Jesus, de onde se vislumbra toda a cidade. Para lá chegar, é preciso fôlego, são mais de 600 degraus de uma grande escadaria, mas que compensam pela vista. Se o desafio for grande, pode optar pelo elevador do Bom Jesus, o primeiro funicular construído na Península Ibérica. Depois, é tempo de uma visita à Sé, de um passeio romântico pelo Jardim de Santa Bárbara ou perder-se na incrível vista do Sameiro.

Sintra

É a vila mais romântica de Portugal, já inspirou muitos escritores e filmes e foi também residência de reis e rainhas de Portugal. Envolta em mistério e até magia, Sintra acolhe alguns dos mais monumentos mais bonitos e românticos do país, como o Palácio Nacional da Pena ou o Chalet da Condessa D’Edla, construído por D. Fernando II para a sua amada condessa. Há ainda o Palácio Nacional de Sintra, a gótica e envolvente Quinta da Regaleira ou o histórico Castelo dos Mouros. Vale a pena entrar no elétrico de Sintra e fazer a viagem turística desde a vila até à praia das Maçãs. Imperdíveis são também as queijadinhas da Sapa e os travesseiros da Periquita, bem como andar por entre as vielas estreitas do centro da vila.

Douro

A paisagem vinhateira que se estende até ao rio cortam a respiração a qualquer um. Se puder, vá no outono, quando as vinhas estão douradas e parecem dourar as águas. Só por si, este já é um espetáculo imperdível, mas o Douro tem muitos mais argumentos para o convencer a uma visita. Um cruzeiro pelo rio ou a viagem de comboio entre a Régua e o Tua são também obrigatórios, por desvendarem cenários idílicos. Brinde a um dos fins de semana mais românticos de sempre, com um cálice de vinho do Porto e o Douro a perder de vista.

Funchal

O Funchal é um jardim, rodeado por água e dono de uma beleza natural incrível e mundialmente reconhecida. Destino ideal para viver a dois, descubra os imensos parques e jardins floridos da cidade. Perca-se pelas ruas funchalenses e aproveite ainda para fazer mergulho ou nadar com os golfinhos. Escolha uma das muitas esplanadas para se deliciar com o bolo do caco, enquanto brinda ao amor com o vinho da Madeira. Ao jantar, escolha um bom peixe espada-preto grelhado, ali são ainda mais saborosos.

Claro que estas são apenas algumas sugestões. Portugal tem muito mais recantos para desbravar. Faça-se à estrada com segurança e descubra estes ou outros encantos nacionais. Planeie a sua escapadinha ou mini-férias com antecedência para conseguir os melhores preços cá dentro.