Poupar

Hora do Planeta: saiba como ajudar a proteger a Terra

3 min

Sabe o que é a Hora do Planeta? No artigo explicamos-lhe tudo e ainda lhe damos algumas dicas para comemorar este dia e tornar-se ainda mais sustentável.

Data de publicação 2022 M03 25

É já um facto inquestionável que as alterações climáticas estão a causar consequências catastróficas na natureza, nas sociedades e na vida das populações. Por isso, há muito que se tornou urgente tomar medidas concretas e eficazes que ajudem a proteger a Terra

A Hora do Planeta é uma iniciativa criada pela World Wide Fund for Nature (WWF) que acontece sempre no último sábado de março. Este é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. E é tão simples quanto isto: durante uma hora, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes para alertar para as alterações climáticas.

O movimento nasceu em Sydney, em 2007, e na altura mobilizou 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas. A última Hora do Planeta contou com mais de 192 países, milhares de cidades e 3,5 mil milhões de cidadãos que se juntaram a esta ação simbólica.

Que iniciativas há em Portugal?

Além das ações da ANP|WWF, são várias as iniciativas que acontecem de norte a sul do país. De empresas a organizações, passando por autarquias, são muitas as instituições que se unem neste dia para ajudar a alertar para as alterações climáticas. A título de exemplo, Lagos, Vila Nova de Gaia, Porto, Lisboa, Reguengos de Monsaraz, Lagoa, Esposende, Funchal ou Torres Novas são alguns dos municípios que irão apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos e Paços de Ferreira organiza uma caminhada noturna.

Mudanças para tornar o planeta um lugar melhor

Bem sabemos que não basta um dia para esta consciencialização , é importante que todos nós, no nosso dia a dia, comecemos a alterar hábitos e a fazer algumas pequenas mudanças nas nossas vidas para ajudarmos a proteger o planeta. Aqui deixamos-lhe algumas sugestões.

1. A mudança começa em casa

Já usa as lâmpadas mais amigas do ambiente? Se ainda tiver em casa lâmpadas de halogéneo, substitua-as por lâmpadas LED. Apesar de serem um pouco mais caras, têm muitas mais vantagens: são mais eficientes, consomem menos eletricidade (podem representar uma poupança de mais de 80% na fatura da luz), são mais duradouras (têm um tempo de vida útil 15 vezes superior às lâmpadas de halogéneo), são recicláveis e são mais seguras, já que não emitem radiação ultravioleta. Além disto, sempre que não precisar das luzes acesas, desligue-as. Outra sugestão é colocar os aparelhos em standby. Esta opção e representacerca de 11% da fatura da eletricidade. Quando não estiver a utilizar a televisão ou a box, por exemplo, desligue-as na tomada. Estas são apenas duas ideias que pode pôr em prática, mas há tantas outras que pode conhecer neste nosso artigo do Contas Connosco

2. Transportes: ir do ponto a ao ponto b - repense a forma como se desloca

De momento, os veículos elétricos são os mais sustentáveis do mercado. No entanto, nem toda a gente tem a possibilidade de ter um ou, mesmo que até esteja a pensar comprar um carro elétrico, pode não haver disponibilidade para o fazer no imediato. Assim, em alternativa, pode trocar o seu carro pelos transportes públicos ou por viagens a pé. Caso não tenha essa possibilidade, tente partilhar o carro com outras pessoas, por exemplo, criando um sistema de boleias com colegas de trabalho.

3. Comprar local também ajudar a salvar o planeta

Nas compras, opte por comprar local. Escolher produtos da sua zona geográfica significa que está a escolher produtos que têm uma pegada ecológica muito menor, porque tiveram de fazer uma viagem mais curta até chegarem às nossas mãos. Isto significa menos emissões de gases com efeitos de estufa, mas também menos embalagens de plástico, já que quando se trata de distâncias curtas a necessidade de um acondicionamento resistente é menor.

4. Economia circular: uma forma de reaproveitamento consciente

Vender o que já não se usa só traz vantagens: ganha mais espaço em casa, consegue fazer algum dinheiro extra e estará a passar um produto em bom estado a alguém que lhe dará uso. Além disso, existem uma série de artigos que pode comprar em segunda mão.

Estes são apenas alguns passos que pode dar para um planeta melhor, mas há tantas outros que estão ao alcance de todos, só basta mudar.

IRS

Dúvidas ao entregar a declaração de IRS? Encontre aqui informação atualizada sobre as tabelas, reembolsos, prazos, dicas para poupar no IRS e muito mais!

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

Impostos

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

4 min
Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

Impostos

Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

2 min
Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

Impostos

Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

3 min
6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

Impostos

6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

7 min
Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

Impostos

Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

1 min
IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

Impostos

IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

3 min
IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

Impostos

IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

1 min