Dinheiro

Homens vs Mulheres: descubra as diferenças quando vão às compras

3 min

Homens e mulheres processam informação de forma diferente e isso reflete-se na hora de ir às compras. Uns mais rápidos, outros mais demorados. Uns mais seletivos, outros mais pragmáticos. Descubra as diferenças.

Data de publicação 2019 M05 30

Os homens são de Marte, as mulheres são de Vénus – a expressão tornou-se célebre com o livro de John Gray. Na base da investigação do autor esteve a ideia de que “homens e mulheres diferem em todas as áreas da vida. Não só comunicam de forma diferente, mas pensam, sentem, percebem, reagem e precisam de coisas diferentes. Parecem de planetas diferentes”. Será que o mesmo se aplica na hora de ir às compras?

Segundo um estudo da Marktest, o “gosto por ir às compras” pode ser “uma questão de género”, com 19,7% das mulheres inquiridas a responder “concordo totalmente” contra apenas 9,5% dos homens.

Cada vez mais, as estratégias aplicadas às vendas incluem ferramentas como coaching e programação neurolinguística (PNL) de forma a irem ao encontro padrões de linguagem dos clientes. Por isso, muitas vezes, as marcas adaptam as campanhas, as mensagens publicitárias, o design dos produtos, a imagem das lojas e até o atendimento ao cliente em função do público-alvo.

O que os distingue?

O que distingue os homens das mulheres continua a ser um assunto polémico. Embora existam estudos que apontam diferenças entre a forma como cada um dos géneros processa a informação, é importante sublinhar que cada pessoa tem características únicas. No entanto, as generalizações em torno das características dos homens e das mulheres ajudam as marcas a definir os seus posicionamentos. Apontamos algumas diferenças referidas pela revista Scientific American:

  • Em média, o cérebro dos homens faz mais ligações entre a parte da frente (relacionada com a “ação”) e a de trás (relacionada com a “percepção”)

  • Em média, o cérebro das mulheres tem mais atividade entre o lado esquerdo (relacionado com o “pensamento lógico”) e o direito (relacionada com a “intuição”)

  • A maioria das mulheres poderá ter melhor intuição e fazer uma análise mais completa

  • A maioria dos homens poderá ter maiores capacidades motoras e melhor sentido de orientação

Ainda assim, este estudo sublinha que a mesma pessoa – seja homem ou mulher – poderá ter características e padrões de comportamento atribuídos a um ou outro género.

E quando vão às compras?

Tanto nos homens como nas mulheres, a decisão de compra é baseada mais em hábitos de consumo do que numa decisão racional. Ainda assim, existem estereótipos para ambos os géneros.

As mulheres:

  • São vistas como consumidoras mais sofisticadas, que demoram mais tempo a tomar uma decisão

  • São mais seletivas e procuram comprar um produto que corresponda a todas as suas exigências.

  • Têm tendência para ser consumidoras mais astutas, uma vez que investem mais tempo e energia a pesquisar e comprar produtos. Ao mesmo tempo, a ligação cerebral entre o hemisfério esquerdo e o direito faz com que sejam mais susceptíveis a apelos emocionais do que os homens.

  • Antecipam necessidades futuras de forma a fazerem as compras com antecedência (fazer as compras do supermercado para a semana; comprar uma prenda de aniversário antes da data, etc)

Os homens:

  • Fazem um processo de compra rápido: entram, por norma, já com uma ideia do que pretendem; agarram no produto, pagam e saem da loja.

  • Preferem pagar um pouco mais por um produto que seja funcional do que investir mais tempo à procura de outro

  • Por norma, vão às compras sozinhos, não comparam preços nem se preocupam se o artigo está em saldos

  • Compram perante uma necessidade imediata

A verdade é que por mais razões ou estereótipos que se apontem para justificar as decisões de compra, há opções que os estudos ainda não conseguem explicar. Porque é que compramos produtos que não nos fazem falta? Porque é que, muitas vezes, pagamos mais caro por um produto quando há outro idêntico mais barato? Porque é que compramos produtos dos quais não gostamos assim tanto? E nestas questões, até prova em contrário, não há certezas se é mais o que aproxima ou afasta os homens das mulheres.

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