Dinheiro

Há mudanças nos preços em 2020

1 min

Saiba o que muda nos preços dos produtos do dia a dia

Prestes a começar um novo ano, saiba o que o espera em termos de alterações dos preços de alguns dos produtos mais consumidos.

Pão

O preço do pão é fixado livremente pelos comerciantes. No entanto, não deverá ter um aumento de preços propriamente, mas sim ‘ligeiras correções’. Foi esta a expressão usada pela secretária-geral da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), Graça Calisto. 

Este ajuste não é justificado pelo aumento do preço da matéria-prima - farinha, água, sal e fermento – uma vez que, este ano, não sofreu alterações significativas e, em 2020, deverá seguir a mesma tendência.

Tabaco

O preço do tabaco tradicional vai subir, mas o tabaco aquecido também não escapa aos aumentos. Todos os fumadores, quer de tabaco tradicional, charutos e cigarrilhas, tabaco eletrónico ou aquecido, vão ter aumento generalizado dos preços. O aumento acontece por via do agravamento fiscal no Orçamento do Estado.

Bebidas

O preço do leite não deverá sofrer alterações, mas as bebidas açucaradas vão ser penalizadas, sobretudo as que têm um teor de açúcar mais elevado.
A medida consta no Orçamento do Estado e tem como objetivo desincentivar o consumo das bebidas que podem prejudicar a saúde.

Fique atento à evolução dos preços e bom ano.