Poupar

Gasolina ou Gasóleo? Qual a melhor opção?

1 min

Saiba se lhe compensa mais comprar um carro a gasolina ou a gasóleo, em função do número de quilómetros que faz e do preço do automóvel e combustível.

Comprar um automóvel a gasolina ou a gasóleo? Esta é uma questão que nem sempre é simples de responder. Depende dos quilómetros que se faz, do preço do carro, do valor que se paga mensalmente, do tipo de condução. São vários os fatores que podem determinar qual a melhor escolha.

Embora, desde o início da crise, a venda de automóveis (tanto novos como usados) tenha vindo a cair, analisando os dados dos últimos 10 anos verifica-se que houve um aumento da procura por automóveis a gasóleo. 

As marcas melhoraram as motorizações, os preços ficaram mais acessíveis (sobretudo nos modelos mais citadinos) e, perante o aumento do preço da gasolina, muitas pessoas começaram a olhar para o gasóleo como uma opção.

Mas se por um lado os automóveis a gasolina custam menos, por outro os a gasóleo gastam menos e, apesar de a diferença ser menor, a verdade é que o gasóleo ainda é mais barato que a gasolina.

Alguns especialistas garantem que, pela diferença de preço entre um carro a gasolina ou a gasóleo, se um condutor faz menos de 30 mil quilómetros por ano, escolher um carro a gasolina compensa mais. Ainda assim, o preço do combustível também influencia.

Para quem tem dúvidas pode recorrer ao simulador do Automóvel Clube de Portugal (ACP) no site: http://www.acp.pt/autos/novos/gasolina-ou-gasoleo 

Além do preço do automóvel a gasolina e a gasóleo terá de introduzir os valores médios de consumo, preço do combustível (que pode consultar neste site: https://www.maisgasolina.com/ ) e o número de quilómetros que faz. No final terá um relatório que lhe apresenta o os custos e qual a diferença de quilómetros que teria de fazer para lhe compensar mais uma opção do que outra.

Se tem dúvidas, faça os cálculos.

 

Artigos relacionados: