Trabalho e carreira

Ganhe dinheiro sem sair de casa

3 min

Sabia que é possível ganhar dinheiro respondendo a questionários? Ou vendendo fotografias? Se precisa, ou deseja, ganhar um valor extra sem sair de casa, conheça alguns sites que o podem ajudar.

É caso para dizer: se a sua opinião vale dinheiro, por que razão guardá-la só para si? O negócio original não é uma novidade: sites que pagam para que os utilizadores respondam a questionários. No entanto, este tipo de trabalho tem vindo a desenvolver-se ao longo dos anos. Hoje, paga-se por opiniões, por cliques, por experiências, por fotografias. Paga-se em dinheiro, em produtos ou em vales de desconto. As possibilidades são cada vez maiores e mais diversificadas para quem tem um único objetivo: ganhar algum dinheiro extra.

Os únicos requisitos passam por ter um computador - ou telemóvel, em alguns casos – e ligação à Internet.

Deixamos-lhe uma listagem de alguns dos sites mais reconhecidos e confiáveis, de acordo com os utilizadores. Saiba como funcionam e descubra qual ou quais se adaptam melhor ao seu perfil.

GlobalTestMarket – Preencher inquéritos e ganhar dinheiro

O processo de inscrição é simples e rápido. Na maior parte dos casos, os interessados só têm de inscrever-se no site, respondendo a algumas perguntas de perfil. Depois, começam a receber convites para responder a questionários, inquéritos e pesquisas de mercado nacionais e internacionais, sobre marcas, produtos, estilos de vida, cultura, tecnologia, inovação, design, tendências, sondagens. Podem fazê-lo através do site, do email ou do telemóvel. Por cada questionário a que respondem, os utilizadores recebem pontos, que depois são convertidos em dinheiro. Este dinheiro pode ser depositado numa conta Paypal ou enviado por cheque, para depositar no banco.

SuaOpiniãoConta – Preencher inquéritos e ganhar vales de desconto

O serviço é o mesmo, mas o pagamento é diferente. Neste site português da Marktest, responde-se a inquéritos, para efeitos estatísticos, por email. Depois, em vez de receber um cheque, a recompensa é em vales de desconto, que podem ser utilizados em vários hipermercados.

Se ficou interessado neste tipo de trabalho à distância, partilhamos consigo outros sites que pagam entre 0,50€ e 15€ por inquérito ou sondagem:

Hintwave – Preencher inquéritos

Hiving – Responder a inquéritos

Mobrog – Sondagens pagas

Sondar – Responder a inquéritos online nacionais e internacionais

Triaba – Inquéritos pagos

Adswiews – Inquéritos e sondagens pagos em dinheiro ou presentes

NetOpiniões – Ser pago pela opinião

Toluna – Inquéritos, testar produtos, dar opinião

 

Além dos inquéritos online, existem outras formas de ganhar dinheiro através da Internet:

Trivago – Ser pago por uma opinião, fotografia ou experiência

O conhecido site de comparação de preços de hotéis também paga a utilizadores para darem opiniões e partilharem experiências de viagens, fotografias de hotéis e atrações turísticas. Em troca, os utilizadores vão ganhando milhas, que se transformam em euros.

Beruby – Ser pago pelos cliques

O Beruby é um site PTC (Paid to Click). Ou seja, só por clicar na página e nos links dos anunciantes e patrocinadores, já está a ganhar dinheiro. Como funciona? Clica-se num link sugerido, aguarda-se uns segundos, e por cada clique são creditados alguns pontos numa conta, que posteriormente serão trocados por dinheiro. Se pensar bem, esta pode ser uma forma de ganhar um extra fazendo simplesmente o que já faz todos os dias na internet: clicar e navegar.

Publipt  - Ser pago pelos cliques e pelos cliques dos amigos                            

Este é outro site em que lhe pagam para clicar em links. Se quiser aumentar os seus rendimentos, pode convidar os seus amigos e passar a ganhar uma percentagem sobre os lucros deles. Uma espécie de franchising do clique. Há seis escalões de comissões.

Udemy – Ganhar dinheiro ensinando à distância

A Udemy é uma plataforma de ensino à distância. Os utilizadores ganham dinheiro, através de competências, trabalho e dedicação. Podem criar um curso numa área do seu conhecimento e partilhá-lo com quem quiser aprender. Uma forma de começar a ensinar, sem qualquer risco, já que não têm de investir nada, a não ser o seu tempo.

Shutterstock – Ganhar dinheiro com fotografias

O Shutterstock é uma plataforma de compra e venda de fotos na Internet. Amadores ou profissionais com talento para a fotografia podem postar fotos que julguem ser do interesse de diferentes clientes. De cada vez que uma foto for comprada, o autor será notificado e, posteriormente, pago. Uma pequena percentagem do valor destas fotos irá para a plataforma.

Quer saber quanto vai ganhar? Depende de si. Mas se se empenhar e investir algum do seu tempo poderá, provavelmente, contar com algumas dezenas ou centenas de euros por mês.