Dinheiro

Foi despedido? Saiba qual o valor da indemnização

1 min

Descubra o valor da indemnização em caso de despedimento.

O valor das indemnizações em caso de despedimento tem regras que variam de acordo com a data de entrada na empresa ou, se quiser, a data do contrato de trabalho.E depois há períodos de tempo em que se aplicam diferentes regras e enquadramentos legais, o que dificulta a um trabalhador conseguir apurar qual o valor da indemnização a que tem direito em caso de despedimento.

Este simulador, ajuda cada trabalhador a calcular, com algum rigor, os valores devidos em caso de cessação de contrato de trabalho.

O simulador é simples e intuitivo, e permite calcular a compensação pelos anos de serviço, os montantes devidos referentes a férias, subsídio de férias e subsídio de Natal. O que não é contemplado nestes cálculos são eventuais valores a pagar ao fisco e à segurança social.

A Autoridade para as Condições do Trabalho alerta para o facto de os valores apresentados serem apenas indicativos, já que cada caso é um caso, o que não permite ter em linha de conta todas as variáveis de que depende o cálculo rigoroso dos valores.

Adicionalmente, importa referir que o simulador foi desenvolvido com base na legislação em vigor à data de 31.01.2014 e não abrange regimes especiais ou instrumentos de contratação coletiva.

Ainda assim, poderá ser uma boa pista para saber com o que deve contar em caso de despedimento.