Poupar

Férias da Páscoa: ideias para entreter os miúdos

1 min

Partilhamos consigo algumas formas de entreter os seus filhos em casa durante as férias da Páscoa. O melhor de tudo? São gratuitas.

As férias da Páscoa estão aí. O drama para alguns pais repete-se a cada período de férias escolares. Entreter as crianças é um enorme desafio para os pais, sobretudo durante as férias, quando os filhos estão em casa dias inteiros e não querem saber de mais nada, a não ser das tecnologias. Quando não há tempo ou dinheiro para viajar e os miúdos não largam o telemóvel e os videojogos, cabe aos pais puxar pela cabeça e encontrar forma de os distrair. Não é fácil. Por isso mesmo, decidimos partilhar consigo 5 atividades alusivas à Páscoa que pode fazer com os mais novos, nos próximos dias. 

  • Caça aos ovos: um jogo tradicional que remete para uma caça ao tesouro. Esconda os ovos e desafie as crianças a encontrá-los. Estipule um tempo limite.
  • Quiz caseiro: perguntas e respostas sobre a Páscoa. Quem acertar mais respostas ganha um ovo de chocolate.
  • O ovo na colher: percorrer uma distância com uma colher na boca e um ovo assente na colher. Não se pode deixar cair o ovo.
  • Pinta o coelho. Imprima imagens de coelhos retiradas da internet para os miúdos pintarem. Procure por “desenhos de páscoa para colorir”.
  • Pinturas de ovos. Esvazie os ovos e dê-os aos miúdos para pintarem. Depois use os ovos para decorar a casa durante a época.

Se o tema da Páscoa não as cativa particularmente, desafie as crianças para uma sessão de cinema caseira com direito a pipocas, um concurso de aviões de papel, um desafio de karaoke, uma sessão de confecção de bolos ou outra atividade em família, de acordo com o perfil dos seus filhos.

E se o tempo estiver bom, aproveitem para sair de casa e dar um passeio de bicicleta ou fazer um piquenique. Ou então consultem a agenda cultural local e sejam turistas na vossa cidade. Partam à descoberta daquilo que existe à vossa volta e eles ainda não conhecem. Talvez se surpreenda, quando perceber que os devia ter levado àquele museu há mais tempo.