Poupar

Fatura da luz: boas notícias para 2019

2 min
fatura da luz 2019

A redução da fatura da eletricidade depende de muitas variáveis: mercado livre ou regulado, fornecedor de eletricidade, potência e condições do contrato, mas já é possível fazer algumas contas.

1. Fatura baixa para todos os portugueses.

A garantia é do Governo: todos os portugueses vão ter um desconto de 1,5 euros por mês na fatura da luz, por conta da redução de 16,7% na tarifa de acesso à rede. A medida vai beneficiar a totalidade dos seis milhões de consumidores de energia elétrica. Na prática, são 18 euros por ano que desaparecem da fatura da luz.

2. Luz baixa no mercado regulado e liberalizado

Se ainda está no mercado regulado, saiba que as tarifas vão baixar 3,5% já a partir de janeiro. Na prática, trata-se de um desconto de 1,58 euros numa fatura média mensal de 45,1 euros. Mas a fatura também vai ficar mais barata no mercado liberalizado, onde os operadores já anunciaram redução dos preços da eletricidade no próximo ano. Mesmo os que não concretizaram valores, prometem descidas nas tarifas, como a Iberdrola e a Galp. A saber:
Endesa: 6,3%
Goldenenergy: 4%
EDP Comercial: 3,5%

3. Potência mais baixa dá desconto extra

Esta variável depende de si. Quem optar por uma potência instalada, até aos 3,45 kVA, vai ter um desconto adicional de até 10 euros na fatura da eletricidade em 2019.
Isto porque, de acordo com o Orçamento do Estado, quem tiver uma potência contratada até este valor terá uma redução do IVA de 23% para 6%. Quem mantiver uma potência contratada acima deste limite, como no caso de 4,6 kVA ou 6,9 kVA, continuará a pagar a taxa máxima.

Leia mais  Novidades do IRS em 2024

Feitas as contas, já vamos com uma redução de cerca de 30 euros na eletricidade em 2019. E, se desligar mais vezes o interruptor, a descida ainda pode ser maior.

Resta dizer: boa entrada no novo ano!