Crédito

Estas 5 questões dir-lhe-ão se está preparado para comprar uma casa

3 min

Comprar casa ou arrendar? Esta é a dúvida que muitas famílias tentam superar. Se quer ajuda, saiba aqui como clarificar as ideias.

Comprar ou não uma casa é uma decisão que tem um grande impacto na vida. Como saber se está preparado para dar o passo e tornar-se proprietário? Analise estas cinco questões e descubra a resposta.

1. Como está a sua vida financeira?

Parece uma pergunta óbvia, mas nem por isso deixa de ser importante refletir sobre ela. E para ter uma resposta fundamentada, o melhor é dedicar-se a analisar a forma como gere os seus rendimentos. Consegue poupar uma parte do que ganha? Se a resposta for negativa, se calhar não está em condições de comprar uma casa. Se pensa efetuar um pedido de crédito à habitação, o ideal é ter um “pé de meia” para o pagamento inicial (idealmente entre 10 a 20 por cento do valor do imóvel) e, também, o valor das despesas associadas: a reserva e os custos bancários e administrativos.

2. Quanto tempo pensa residir na área?

Se admite adquirir um imóvel é importante pensar a médio e longo prazo. Se não tem um projeto muito definido acerca de onde pensa morar nos próximos tempos, é melhor adiar um pouco a decisão de comprar casa. Os especialistas referem que a hipótese de compra só deve ser colocada se pensar residir no local pelo menos durante cinco anos, sendo que sete anos é considerado o prazo ideal mínimo para que a compra de casa seja efetivamente mais benéfica, em termos financeiros, do que o arrendamento.

3. Avalie os custos adicionais

Adquirir um imóvel pode ter vantagens a longo prazo em relação a um contrato de arrendamento, mas os custos não se resumem à prestação mensal que tem que reembolsar à instituição bancária pelo crédito concedido. Ser proprietário implica estar sujeito a uma tributação especial e um dos encargos a suportar é o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). Este imposto é fixado pela autarquia onde se situa o imóvel e é calculado em função de diversas variáveis, como a idade do imóvel ou a localização, entre outras.

4. Avalie os custos “escondidos”

Para além dos custos adicionais, deve também considerar e avaliar os custos “escondidos” de ser proprietário. Se pensa comprar um apartamento deve informar-se, também, acerca das despesas relacionadas com os espaços comuns do prédio. O edifício tem condomínio organizado? Quais são e como são cobradas as quotas de condomínio? Outras despesas a considerar são o valor do seguro do imóvel e o valor do seguro de vida, uma condição contratual obrigatória para a maior parte das instituições bancárias que concedem crédito à habitação.

5. Pesquise o mercado imobiliário

Antes de tomar a decisão de adquirir um imóvel deve fazer uma pesquisa, o mais exaustiva possível, do mercado imobiliário da zona onde pretende comprar casa, mas também dos bairros adjacentes. E deve conseguir responder a algumas perguntas. Qual o preço médio do metro quadrado na zona? O imóvel que tem em vista, está acima ou baixo desse valor? Há muita ou pouca oferta de imóveis? Quais as tipologias mais comuns? O bairro tem bons acessos em termos de transportes? Quais os serviços de proximidade, como escolas, centro de saúde ou mercado? Pense também em termos de cidade: como se enquadra o bairro na malha urbana? É uma zona de comércio e serviços ou uma zona residencial? Estar apto a responder a estas questões é sinal de que está bem informado sobre o funcionamento do mercado imobiliário na sua zona de eleição, o que lhe permitirá tomar uma decisão mais fundamentada.

Já agora, aqui ficam duas ligações úteis: Casa Sapo e BPI Expresso Imobiliário.

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min