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Esqueci-me da password das Finanças: e agora?

3 min

Conheça as formas de recuperar a sua senha de acesso. Se fiabilizar os seus contactos no Portal das Finanças será mais simples.

Temos passwords para tudo e mais alguma coisa: do e-mail, ao homebanking, passando pelos sites de compras online e serviços públicos. Pedem-nos para criar senhas diferentes, complexas e para não as gravarmos no telemóvel, por questões de segurança. Mas depois a memória não chega para todas. Se perdeu ou se esqueceu da senha de acesso ao Portal das Finanças, saiba como recuperá-la o mais rapidamente possível.

1. Primeiro passo - entre no Portal das Finanças Basta entrar no Portal das Finanças, diretamente na opção “Recuperar senha”. Para recuperar o acesso tem de preencher o seu NIF, colocar a pergunta secreta e a devida resposta, que escolheu no momento em que fez o registo.

2. Tem contactos fiabilizados? É mais rápido Esta é uma das vantagens pelas quais os contribuintes devem fiabilizar os seus contactos de e-mail e telemóvel (ou seja, confirmar os dados): para que a Autoridade Tributária e Aduaneira os contacte de uma forma segura e eficaz. Quem já tem os seus contactos fiabilizados junto das Finanças, pelo menos o número de telemóvel, tem duas opções no momento de recuperar a senha, e uma delas é imediata.

a) Carta

Ao selecionar esta opção, a senha anterior é anulada de imediato e substituída por outra. A nova senha será depois enviada para a morada fiscal, cujo prazo médio de receção é de 5 dias úteis.

b) Código por SMS

Ao clicar nesta opção, é possível recuperar - ou alterar - a senha de acesso ao Portal das Finanças, na hora, através de um simples SMS. Uma vez escolhida esta opção, deve inserir o número do seu telemóvel fiabilizado. Depois clique em “Recuperar Senha” e momentos depois receberá um SMS com um código de seis dígitos. Terá 5 minutos para digitar o código no respetivo campo. Logo de seguida, já pode definir a nova password. Finalize carregando em “Alterar”. A partir desse momento está ativa a nova senha de acesso às Finanças.

3. Não tem os contactos fiabilizados? Tem de esperar 5 dias úteis

Se não tiver o seu telemóvel fiabilizado, só tem uma opção: esperar cinco dias úteis para receber a nova senha no domicílio fiscal. Ainda assim, quer tenha ou não os contactos fiabilizados, tem sempre de preencher a pergunta e a resposta de segurança, por si escolhidas, no momento em que fez o registo.

4. Não se lembra da pergunta de segurança? Mais burocracia e mais tempo de espera. Se além de não se lembrar da password, também não se recordar da pergunta e resposta secretas, deve fazer o seguinte:

. Enviar do seu endereço eletrónico um e-mail para: portal-senhas@at.gov.pt;

. Assunto do e-mail: cancelamento de senha NIF;

. Informação no corpo do e-mail: nome completo; NIF e domicílio fiscal;

. Aguarde receção de um e-mail de confirmação de cancelamento da sua senha;

. Faça novo registo no Portal das Finanças através da opção: “Registar-se e aguardar pela nova senha”; . O novo acesso será enviado para a morada fiscal, no prazo médio de 5 dias úteis.

Mais três dicas importantes: 1. Certifique-se que tem a morada fiscal atualizada.

2. Se a carta com a nova password não chegar no prazo de 5 ou 6 dias úteis, dirija-se ao seu Serviço de Finanças ou ligue para o Centro de Atendimento da Autoridade Tributária: 21 720 67 07.

3. Há especialistas que dizem que a password é metaforicamente como uma escova de dentes: não se deve partilhar, deve guardar-se com cuidado e deve ser mudada a cada dois meses.

Cuide bem da sua.