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Esqueci-me da password das Finanças: e agora?

3 min

Conheça as formas de recuperar a sua senha de acesso. Se tiver os seus contactos fiabilizados no Portal das Finanças, o processo é mais simples.

Data de publicação 2021 M03 1

Temos passwords para tudo e mais alguma coisa: do e-mail à conta bancária, passando pelos sites de compras online e serviços públicos. Pedem-nos para criar senhas diferentes, complexas e para não as gravarmos no telemóvel, por questões de segurança. Mas depois a memória não chega para tudo. Se perdeu ou se esqueceu da senha de acesso ao Portal das Finanças, saiba como recuperá-la o mais rapidamente possível.

  1. Entre no Portal das Finanças

Basta entrar no Portal das Finanças, diretamente na opção ‘Recuperar senha’. Para conseguir de novo o acesso tem de preencher o seu NIF e colocar a pergunta secreta, bem como a resposta, que escolheu no momento em que fez o registo.

  1. Tem contactos fiabilizados? É mais rápido

Esta é uma das vantagens pelas quais os contribuintes devem fiabilizar os seus contactos de e-mail e telemóvel (ou seja, confirmar os dados). Desta forma, a Autoridade Tributária e Aduaneira contacta de uma forma segura e eficaz. Quem já tem os seus contactos fiabilizados junto das Finanças, pelo menos o número de telemóvel, tem duas opções no momento de recuperar a senha, e uma delas é imediata.

  1. a) Carta

Ao selecionar esta opção, a senha anterior é anulada de imediato e substituída por outra. A nova senha será enviada para a morada fiscal, com um prazo médio de receção de 5 dias úteis.

  1. b) Código por SMS

Ao clicar nesta opção, é possível recuperar imediatamente - ou alterar - a senha de acesso ao Portal das Finanças, através de um simples SMS. Uma vez escolhida a opção, deve inserir o número do seu telemóvel fiabilizado. Depois clique em ‘Recuperar Senha’ e recebe de seguida um SMS com um código de seis dígitos. Terá 5 minutos para digitar o código no respetivo campo. Agora já pode definir a nova password. Finalize carregando em ‘Alterar’ e a partir desse momento está ativa a nova senha de acesso às Finanças.

  1. Não tem os contactos fiabilizados? Tem de esperar 5 dias úteis

Se não tiver o seu número de telemóvel fiabilizado, só tem uma opção: esperar cinco dias úteis para receber a nova senha no domicílio fiscal. Ainda assim, tem sempre de preencher a pergunta e a resposta de segurança, por si escolhidas, no momento em que fez o registo.

  1. Não se lembra? Mais burocracia e tempo de espera

Se além da password, também não se recorda da pergunta e resposta secretas, deve enviar um e-mail para portal-senhas@at.gov.pt com os seguintes dados:

- Assunto do e-mail: ‘Cancelamento de senha NIF’

- Informações no corpo do e-mail: nome completo; NIF e domicílio fiscal;

Depois tem de aguardar um e-mail de confirmação do cancelamento da senha e já pode voltar a fazer um registo no Portal das Finanças. A nova senha é enviada por carta para a morada fiscal, pelo que tem de esperar mais 5 dias úteis (prazo médio).

Três dicas importantes:

  1. Certifique-se de que tem a morada fiscal atualizada, para garantir que a carta vai mesmo parar ao destino correto.
  2. Se a carta com a nova senha não chegar no prazo de 5 ou 6 dias úteis, dirija-se ao seu Serviço de Finanças. É possível que se tenha extraviado, mas também pode ter sido devolvida por alguma razão, e nesse caso o local de atendimento mais próximo é o melhor para contactar. Também pode ligar para o Centro de Atendimento da Autoridade Tributária: 21 720 67 07, para confirmar que já foi enviada a carta.
  3. Há especialistas que dizem que a password é como uma escova de dentes: não se deve partilhar, deve guardar-se com cuidado e deve ser trocada a cada três meses.

Cuide bem da sua.

Se fiabilizar os seus contactos, vai passar a receber e-mails das Finanças em segurança. Mas tenha cuidado com as tentativas de burla. Coloque também na sua agenda as próximas datas importantes para a entrega da declaração do IRS.