Direitos e Deveres

É trabalhador independente? Este aviso é para si.

1 min

Vai dar pelas novidades quando for ao multibanco pagar a Segurança Social. Mas se ler este artigo, já não vai estranhar.

A Segurança Social disponibilizou novas funcionalidades no pagamento de contribuições através do multibanco. As alterações já estão disponíveis e dizem respeito a trabalhadores independentes e do serviço doméstico, beneficiários do seguro social voluntário e produtores agrícolas dos Açores.

Na próxima vez que se dirigir a uma caixa multibanco para pagar a Segurança Social, vai reparar que já não precisa de indicar o número de dias de trabalho. Mas há outra novidade. O valor dos juros de mora para pagamentos em atraso é calculado no momento e passa a estar imediatamente disponível, permitindo aos contribuintes ver no local o cálculo dos juros de mora para o pagamento de contribuições. 

No caso dos trabalhadores de serviço doméstico, existem duas novidades adicionais. Passou a estar disponível o pagamento das contribuições daqueles que descontam com base na remuneração real, sendo necessário indicar o valor real auferido, e estes trabalhadores têm agora a possibilidade de indicar o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) do empregador.