Poupar

É seguro usar o protetor solar do ano passado?

1 min

Usar um protetor solar é indispensável nos dias de sol que se avizinham. Saiba o que fazer com as embalagens de creme que sobraram do verão passado.

Os dias de sol estão aí e as saudades de um bom dia de praia são muitas. Mas todos os cuidados com o sol são poucos. A resposta à questão colocada no título não é linear. O creme protetor solar que restou do último verão passado poderá estar ainda em condições, permitindo que acabe a embalagem que ainda tem em casa antes de adquirir um produto novo. Contudo, convém ter alguns cuidados e certificar-se primeiro que o protetor ainda mantém as suas caraterísticas. Fique a saber que:

- O prazo de validade de um protetor solar é de 12 meses após a abertura da embalagem. Passado esse tempo, à segurança, o melhor é adquirir um protetor novo;

- Os protetores solares são potenciais portadores de todo o tipo de bactérias que acabam por deteriorar o produto em si e diminuir a sua eficácia;

- Depois de colocar protetor solar não deixe a embalagem na toalha ao sol, nem exposta ao calor. Feche-o e coloque-o à sombra; 

- Em casa, guarde o protetor solar sempre num local seco, à temperatura ambiente e longe de luz solar direta. A casa de banho não é um bom local para conservar estes produtos devido a ser, por norma, a divisão mais húmida da casa;

- Antes de usar a embalagem que sobrou do último verão, teste-a. Cheire o creme e tente perceber se está normal e veja também a cor e consistência do mesmo. Na dúvida, deite-o fora. 

- Se após colocar protetor reparar que ficou rapidamente com a pele avermelhada, pode ser sinal de que o produto perdeu a eficácia. Opte por comprar um novo e use esse apenas como hidratante. Assim, nem tudo se perde.

Muitas pessoas correm riscos decorrentes da exposição solar precisamente porque usam protetores já ineficazes ou fora de prazo. A regra deve ser: caso a embalagem tenha sido devidamente manuseada e guardada e mantiver as suas características poderá usar o seu protetor do ano anterior. Caso contrário, substitua-o. 

Faça do sol um aliado, mas proteja a sua pele. E lembre-se, aplique protetor sempre cerca de 30 minutos antes da exposição solar.