Poupar

E quando o parquímetro está avariado?

1 min

Se quer evitar ser multado, não basta deixar um papel a dizer que o parquímetro está avariado. Saiba o que fazer quando se depara com esta situação.

Quem anda de carro na cidade sabe que tem de estar sempre atento para perceber se o local onde vai estacionar a viatura é pago ou não. E já lhe deve ter acontecido estacionar numa zona paga e o parquímetro estar avariado ou fora de serviço. O que fez? Ficou na dúvida se podia estacionar, sem pagar, e deixar um papel no carro? Não é o único. E fica a saber que não o deve fazer. Quando o parquímetro está avariado, deve procurar uma máquina que funcione nas proximidades. E se não houver nenhuma? Nesse caso há alguns procedimentos a seguir para evitar ser multado.

- Primeiro que tudo, verifique e garanta que está numa zona com parquímetro e que está no horário de funcionamento do mesmo;

- Caso a máquina esteja mesmo fora de serviço ou avariada, ligue para o número de telefone da empresa que gere o parqueamento – que deve estar na máquina. Informe da avaria, dê o número de identificação da máquina em causa e a localização da mesma, e a matrícula do seu carro. Só depois disso pode deixar no carro um papel onde refere que a máquina do parquímetro estava fora de serviço e que já ligou para a central;

- A entidade responsável pelo parqueamento deverá cruzar dados com a central, que deve avisar os funcionários e assim prevenir qualquer multa.

Pode ser aborrecido ter de dar todos estes passos para estacionar o seu carro sem qualquer preocupação. Mas só assim evita uma multa que pode ir dos 30 aos 150 euros e, em alguns casos, pode incluir o reboque da viatura. Mais vale prevenir do que remediar.