Poupar

Divirta-se e ocupe o tempo em casa de forma criativa

5 min

O tempo vai continuar a ser passado mais por casa, as férias de Natal dos mais pequenos estão aí e atividades para ocupar o tempo não podem faltar. Mantenha a família entretida e aproveite para se divertir, aprender e, quem sabe, renovar.

Data de publicação 2020 M12 16

As restrições continuam um pouco por todo o país devido à pandemia, e com as férias do Natal que voltam a manter as crianças mais tempo em casa, chega um novo período de ‘confinamento’ em família. É preciso puxar pela imaginação e criar atividades para todos mas não se preocupe, o Contas Connosco tem várias dicas que não vai querer perder!

Prepare-se para pôr as mãos na massa

Quando há tempo livre em casa, a cozinha é sempre uma boa solução para o passar, nem que seja pelo quentinho do fogão ou do forno. Em março e abril o pão feito em casa foi uma das tendências do confinamento - ganhou mesmo o nome de pãodemia - pelo que pode agora voltar às receitas que mais gostou na altura ou tentar outras. E quem não chegou a aventurar-se na farinha e fermento, pode sempre experimentar uma das receitas mais simples, da apresentadora Filipa Gomes. Com o frio e a chuva lá fora, fazer bolos e bolachas também é uma ótima forma de passar o tempo e até de aproveitar ingredientes.

Pequenas mudanças para deixar a casa ao seu gosto

Farto de ver aquela estante naquele canto? Sempre teve aquela vontade de mudar a cor do armário, mas nunca se arriscou? Por que não ganhar coragem e fazer alterações na disposição da casa, na decoração e pequenos arranjos? Se calhar tem uma prateleira guardada na garagem com uma cor que não gosta e só precisa de a pintar para que fique a combinar com os tons da sua casa. Por falar em tinta, já imaginou acrescentar uns quadros na sala ou no quarto? Faça-os você mesmo ou em conjunto com as crianças! Afinal, trabalhos manuais são sempre bem-vindos, ainda mais se depois vão servir de decoração. E se espaço numa parede não falta, crie um ‘organizador’ com rolos de papel de cozinha e de papel higiénico, de várias tamanhos, corte-os com várias medidas e pinte-os antes de os prender uns aos outros de forma aleatória. 

Apostar no ‘upcycling’ da roupa…

Tem algumas peças de roupa que até estão boas mas já não tem tanta vontade de as vestir? Use o tempo livre para fazer ‘upcycling’, dando-lhes um toque de glamour e modernidade e não apenas uma transformação ou reciclagem. Um ‘tie dye’ com corante é uma maneira divertida de passar o tempo e dar nova vida à roupa. Experimente também bordar frases ou desenhos em t-shirts, colar letras decalcáveis com ferro de engomar ou transformar umas calças de ganga à boca de sino numas jeans justas. Sabia que, mudar os botões de uma camisa ou de um casaco pode dar um ar mais moderno a uma peça de roupa? Ainda por cima, é fácil trocá-los. 

Que comecem os jogos

Seja para crianças, para adultos apenas ou para toda a família, os jogos clássicos ou de tabuleiro são uma excelente forma de passar o tempo sem ter de recorrer a ecrãs de televisão, computador ou telemóvel. Vá buscar o Monopólio, o Trivial Pursuit ou Risco e lance os dados. Ou então dê uso aos baralhos de cartas e aos puzzles. E para não perder tempo com regras, principalmente quando os filhos são pequenos, jogos tradicionais como o das cadeiras, da cabra cega, do macaquinho do chinês, de mímica ou mesmo da macaca são excelentes opções. Não quer sujar o chão? Basta usar fita-cola para ‘desenhar’ os quadrados, e pode utilizá-la também para transformar várias divisões e corredores da casa num enorme tabuleiro de jogo da Glória com um prémio escondido no final. Os dados estão lançados!

Luzes, câmara, ação

Transforme a sua casa num estúdio de cinema e faça pequenos filmes com a família. Na verdade deve ter quase tudo à sua volta: várias divisões para cenário; guarda-roupa diversificado; câmara de filmar no telemóvel; e muitos acessórios que pode construir com cartão e outros materiais. Só precisa mesmo de puxar pela imaginação e decidir se pretende optar pela comédia, pelo drama ou pelo romance. Em vez de cinema, pode também apostar no teatro em frente ao sofá, incentivando as crianças a encenar uma peça ou preparar um teatro de fantoches - ajude-os a criar as personagens com meias velhas ou figuras de cartão coladas em pauzinhos e construa o ‘palco’ com uma caixa de cartão ou uma mesa tombada de lado. Imitações de vozes e maneirismos dos membros da família são sempre uma garantia de boas gargalhadas.

Vá para fora cá dentro

Escolha um país - ou tire à sorte de uma lista de locais que gostava de conhecer, seja dentro ou fora de Portugal - e “visite-o” com a família durante um dia. Podem aprender um pouco sobre a história ao ver um documentário, tentar cozinhar pratos típicos, simular trajes tradicionais e até aprender algumas palavras. Outra opção é visitar um museu virtual, exposições e até obras individuais em detalhe na plataforma Arte e Cultura, do Google. Está indeciso? Sugerimos o Museu de História Natural de Londres, que entre as várias opções possíveis tem uma visita virtual narrada em inglês pelo famoso naturalista David Attenborough.

Tem uma ideia guardada ‘na gaveta’ já há algum tempo?

Gostava de investir num novo projeto que começou agora a delinear ou que lhe surgiu de repente? Seja para mudar de vida ou apenas como complemento ao seu dia a dia, pode usar algum tempo extra passado em casa para desenvolver as ideias, limar arestas e calcular todas as variáveis. Descobriu de repente uma nova vocação que nunca tinha pensado ou quer lançar-se sozinho num negócio da área em que já trabalha?Aproveite o tempo livre em casa para dar finalmente o passo seguinte e realizar os seus sonhos.

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min