Crédito

Dicas para comprar online a melhor prenda do Dia do Pai

5 min

Quer surpreender o seu pai este ano com um presente especial? A melhor opção é mesmo comprar online, mas com segurança. Siga as nossas dicas para encontrar a melhor prenda para o Dia do Pai. Ele merece!

Data de publicação 2021 M03 15

Se está a pensar oferecer um grande presente ao seu pai este ano, para agradecer tudo o que fez pela família e para o lembrar de que está sempre nos seus pensamentos, o melhor mesmo é comprar online. Deixamos as nossas sugestões para fazer uma boa compra e dicas de prendas para o Dia do Pai que vão seguramente animar o dia.

Pense em várias opções e faça contas

A primeira coisa que precisa de fazer é escolher o que pretende dar. Será um telemóvel novo preparado para o 5G, para facilitar as chamadas e videochamadas que vão tendo? Ou o seu pai iria preferir uma nova poltrona reclinável para as noites de futebol em casa? Pense em mais do que uma opção, para ter a certeza de que faz a escolha certa. Quando tiver a certeza do que gostaria de oferecer para o Dia do Pai, se for mais caro do que pretendia, considere uma linha de crédito, com mensalidades reduzidas, e que pode usar depois para outras compras ou pagamentos ao longo do prazo.

Para comprar online, escolha sites de confiança

Seja uma máquina fotográfica para o seu pai levar nos passeios pela natureza, ou uma televisão nova, que permita mostrar as fotografias da família quando for lá de visita, procure sempre sites de confiança. As principais cadeias de lojas de tecnologia, por exemplo, têm vendas online com segurança e rapidez. 

Caso encontre a prenda que escolheu para o Dia do Pai em promoção num site que ainda não conhece, desconfie se o preço parecer demasiado baixo. Veja também as características do produto com atenção - pode ser apenas parecido - e se o site apresenta todas as informações, e imagens. Fuja de lojas online com poucas descrições, ou com uma avaliação negativa de consumidores. Às vezes é mais fácil encontrar na internet críticas ou elogios a um site do que o próprio produto que estamos a procurar.

Compare preços e veja promoções

Sugerimos que não opte pela primeira opção, procure o mesmo artigo em diferentes sites, ou até mesmo, investigue os produtos em sites de notícias especializados. Por exemplo, oferecer um computador ou um tablet são um bom presente para o Dia do Pai, mas nem todos somos conhecedores profundos de informática. Por um lado, confirme se está a fazer a opção certa, por outro lado pode encontrar uma promoção especial. Mesmo sem descontos, a diferença entre lojas pode ser de algumas dezenas de euros.

Viajar, a prenda do dia do pai que todos gostam

Qualquer pessoa gosta de uma viagem de férias, seja para um destino de praia paradisíaco, um cruzeiro no mediterrâneo, uns dias numa cidade cheia de museus e monumentos, ou até uma road trip em caravana. As viagens são ‘produtos’ que facilmente se podem encontrar e comprar online, com opções para todos os gostos e bolsas. Já sabemos que a prenda é para o pai, mas seguramente ele vai gostar ainda mais se toda a família for também. 

Aproveite para encontrar já os melhores preços para uma viagem para todos no verão ou depois, quando pudermos sair com menos restrições. E aqui uma linha de crédito pode fazer ainda mais sentido. No caso da Cofidis abrange valores entre 500 e 4.750€, com prazos a partir de 11 mensalidades. Pode ainda contratar um seguro de proteção ao crédito, que não altera o valor mensal a pagar, estendendo um pouco o prazo final para o acomodar.

Tenha atenção aos prazos e considere a entrega em loja

Se o prazo para comprar online está a apertar, consulte também os tempos de entrega de diferentes sites, que podem variar, além dos custos. Na escolha daquela televisão ou daquele computador, o preço é um fator decisivo. Mas o valor pedido pela entrega já não é tão importante, principalmente se significar que, por apenas mais alguns euros, tem o presente do Dia do Pai a tempo de o oferecer.

Também pode escolher - caso esteja disponível - a opção de entrega em loja. Desse modo já não fica dependente de empresas de distribuição ou do stress de estar à espera que a campainha toque. Há até sites de lojas que gerem o stock de vários pontos de venda, permitindo comprar online um produto que está disponível numa loja e levantá-lo noutra no próprio dia ou no dia seguinte.

Não se esqueça das taxas para compras internacionais

Os sites internacionais são cada vez mais usados para compras online, pelo que são sempre uma opção na altura de surpreender o seu pai. Neste caso o cuidado com os prazos de entrega deve ser ainda maior, mas não só. É verdade que a variedade aumenta muito quando abrimos o leque de opções para outros países, e comprar online de países da União Europeia é simples. Já quando falamos de países fora da UE, principalmente Estados Unidos, China - e agora também Reino Unido -, a encomenda que fizer pode ser selecionada para inspeção à chegada a Portugal, pagando depois as taxas e impostos correspondentes. 

Portanto se está a pensar mandar vir aquele espetacular kit de produção de cerveja artesanal, para entreter o seu pai nos tempos livres, ou aqueles livros que não se encontram nas livrarias portuguesas, considere também os custos e atrasos que podem surgir com a alfândega.

Antecipe o valor para chegar mais rápido

Muitos sites estão preparados para iniciar rapidamente o processo de expedição de um produto, principalmente quando existe um armazém na retaguarda pronto a fazer o envio. No entanto, a maior parte desses processos só começa quando o pagamento for efetuado.

Para acelerar a chegada daquela máquina ou daquele kit de ferramentas que vai melhorar ainda mais os dotes de bricolage do seu pai, garanta que está pronto para fazer o pagamento: verifique o saldo da sua conta bancária, deposite o dinheiro que tem guardado para estas situações, ou abra uma linha de crédito, que não só permite que já esteja pronto a pagar, como pode ir usando ao longo do tempo para outras compras. No caso da linha de crédito da Cofidis, além de não pagar comissões de abertura, processamento ou amortização, pode alterar facilmente o valor da mensalidade ao longo do tempo em função das necessidades.

Acima de tudo, com um presente mais ou menos inspirado, não se esqueça do Dia do Pai e surpreenda o seu.