Poupar

Dicas para as finanças do casal

1 min

O amor é um ingrediente essencial para o sucesso de um casamento ou de uma simples relação. No entanto, no médio prazo, é impossível ignorar o resto do mundo – em particular, o mundo financeiro. As discussões sobre dinheiro são provavelmente um dos motivos principais para o divórcio e para a separação.

Para evitar que a sua vida a dois (ou mais, se tiver descendentes) seja interrompida assista ao nosso webinar Dicas para as finanças do casal.

Vamos dar-lhe dicas muito úteis para o seu dia-a-dia e alertar para os erros não deve cometer.

por Bárbara Barroso

Bárbara Barroso é jornalista de economia e finanças. É especialista em educação financeira há 10 anos e comentadora de assuntos económicos. Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura, tem formação na área de banca, através do Instituto de Formação Bancária (IFB). Conta ainda com uma certificação em consultoria financeira pessoal (Certified Financial Planner – CFP), pela Universidade de Boston, e uma Certificação Profissional de Coaching. Há vários anos que dá várias palestras e seminários sobre temas económico-financeiros e também de poupança e investimento. Como jornalista passou pelo Dinheiro Vivo, Diário de Notícias e Jornal de Notícias como especialista no sector financeiro. Foi ainda coordenadora de economia do jornal i e redatora de finanças do Diário Económico, onde desenvolveu o suplemento de finanças pessoais deste jornal, e comentadora de bolsa na TSF. Já lançou dois livros sobre finanças pessoais – “19 Passos para Sobreviver à Crise” e “Tempos Complicados, Soluções Simples – Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro” -, além de ter tido uma rubrica diária sobre economia na rádio.

por Susana Albuquerque

Susana Albuquerque é secretária-geral da ASFAC, a associação que representa as empresas portuguesas de financiamento especializado. Formou-se em Direito na Universidade de Lisboa e é autora do livro "Independência Financeira para Mulheres". Colabora regularmente no programa "Agora Nós", na RTP 1, através da rubrica semanal "Economia em Casa", e foi autora dos espaços "Contas à Vida" e "Afinal de Contas", na SIC Mulher. Desde 2004, desenvolve programas de formação, aconselhamento individual e "coaching" nas áreas da educação financeira e gestão de finanças pessoais.