Poupar

Dia das Compras na Net: aproveite as promoções

2 min

Durante toda a sexta-feira, 29 de Outubro, o Dia das Compras na Net dá descontos em compras online em dezenas de marcas.

Data de publicação 2021 M10 22

O comércio online faz cada vez mais parte das rotinas dos consumidores e o Dia das Compras na Net celebra isso mesmo. Sexta-feira, 29 de Outubro, pelo décimo ano consecutivo, esta iniciativa da Associação da Economia Digital (ACEPI) ganha forma para mostrar aos portugueses que o comércio online é prático e seguro.

Como é sabido, ao contrário das lojas físicas, as lojas virtuais não têm horário nem filas à porta. São 24 horas para usufruir de descontos, entregas grátis ou mesmo vouchers — onde quer que esteja, à distância de um clique. Esta é uma espécie de “black friday portuguesa antes da black friday”, como escreve a organização do evento na página de facebook, e isto significa que vão participar nesta iniciativa muitas marcas bem conhecidas do público português.

As marcas terão diferentes ofertas ou promoções nas suas lojas online neste dia. Vai poder ter descontos nas roupas da Zippy ou da MO, nos brinquedos da Chicco ou da Science4you, na decoração e móveis dos Armazéns dos Reis ou da Moviflor ou nos doces da Arcádia ou A Tarte. Mas há outras categorias de compras e serviços a participar neste dia — as lojas estão distribuídas por 16 categorias que vão desde a Alimentação & Bebidas a Telemóveis e Telecomunicações, passando por Casa & Decoração, Desporto & Cultura, Viagens & Turismo, entre muitas outras. No site da ACEPI ou as suas redes sociais estão listadas as dezenas que lojas que participam na edição de 2021, mas conte ainda com a participação da Fnac, El Corte Inglés, Federação Portuguesa de Futebol, GMS-Store, Dott, Colechões&Companhia ou Bertrand.

Um dos grandes objetivos desta iniciativa é mostrar que o comércio online é seguro e, por outro lado, cada vez mais garante direitos. Por exemplo, o consumidor tem o direito de cancelamento ou arrependimento para todas as compras feitas dentro da União Europeia, nos 14 dias que se seguem à compra (este período começa a contar a partir do dia em que o consumidor recebe o produto em casa). Depois da devolução do artigo, o vendedor tem 30 dias para lhe devolver o dinheiro e se não cumprir fica obrigado a transferir-lhe o dobro do dinheiro em 15 dias.

Quanto a precauções, nunca serão demasiadas, uma vez que a segurança e os ataques online estão em constante evolução. A experiência do cliente é cada vez mais segura e intuitiva, mas há medidas que deve manter. Por exemplo, nunca grave os dados do seu cartão nas lojas online das marcas e, para diminuir os riscos de fraude, opte por pagar com Paypal ou com o MB NET, um serviço do sistema bancário português que cria uma espécie de cartão virtual. Assim os dados de pagamento serão os desse cartão (de um valor e uso limitados) e não os do seu cartão.

Mesmo em época (ou dia) de promoções é sempre bom comparar e refletir sobre o que se compra, para não se afastar de um consumo responsável. Para isso, as plataformas agregadoras de informação e comparadoras de preços são uma ajuda poderosa. Avaliar todas as opções é sempre o início do melhor negócio.