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Desporto: opções low cost para se manter em forma

2 min

O preço do ginásio já não é desculpa para não fazer exercício físico: há alternativas de desporto baratas (e até gratuitas). Conheça-as no artigo.

Data de publicação 2014 M06 18

Esqueça as desculpas que o impedem de se levantar do sofá. Com os dias mais compridos e mais soalheiros pode ter a certeza de que não precisa de um cêntimo para começar a praticar desporto. As únicas contas que precisa de fazer são ao tempo disponível.

Há opções para todos os gostos e feitios e só precisa de escolher as que mais gosta e que mais se adequam a si. Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, deixamos-lhe algumas sugestões.

Adote as caminhadas e corrida ao ar livre

Se já não estiver habituado a fazer exercício físico, o melhor é começar devagar e, com o tempo, ir aumentando a intensidade. Assim, sugerimos-lhe as caminhadas. Apenas 30 minutos por dia já trazem benefícios para a saúde, como ajudar a reduzir o colesterol, e são uma boa alternativa para começar a pôr o seu corpo em forma. E o melhor de tudo é que pode fazê-las em qualquer lado, sem custos: na cidade, na praia ou em parques e jardins urbanos.

Para quem quer aumentar o nível de dificuldade, as corridas são uma boa opção. Há cada vez mais adeptos de jogging em Portugal e já existem, até, grupos espalhados pelo país todo para quem prefere correr em grupo.

Tire a bicicleta da garagem e comece a pedalar.

Tem uma bicicleta guardada na arrecadação e a ganhar pó? Então está na altura de voltar a pegar nela e começar a pedalar. Andar de bicicleta é recomendado para pessoas que sofrem de dores nas costas, têm excesso de peso ou doenças cardiovasculares e em apenas meia hora conseguirá queimar cerca de 240 calorias. Se não sabe andar de bicicleta, saiba que temos um programa que pode ajudar a dar os primeiros passos. O Pedala com a Cofidis é uma iniciativa que decorre em várias cidades do país e ensina crianças e adultos a andarem de bicicleta.  

Tenha um ginásio em casa

Se prefere os tipos de exercícios que se fazem em ginásio, mas não se quer inscrever num, a solução é simples: crie o seu próprio ginásio em casa. Com um orçamento relativamente pequeno consegue comprar alguns equipamentos, como tapete de ioga, halteres ou bola de pilates. Depois, pode recorrer as  centenas de vídeos no YouTube, apps e sites dedicados ao fitness que existem e seguir os planos de treino recomendados.

Se gosta de desportos aquáticos, pratique natação

Além de divertida, a natação é um dos desportos mais completos, uma vez que trabalha todos os músculos do corpo: trinta minutos na piscina equivalem a cerca de 300 calorias perdidas. Apesar de não ser gratuita, a não ser que tenha uma piscina em casa, as taxas nas piscinas municipais não são muito elevadas.

Fazer desporto não significa ter de gastar muito dinheiro. Se está a pensar em começar a mexer-se aproveite algumas destas dicas e inicie um novo ciclo mais saudável. Afinal, fazer desporto faz bem ao corpo e à mente.

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