Direitos e Deveres

Descontos no comboio para pessoas com deficiência alargados

1 min

A CP alargou os descontos para pessoas portadoras de deficiência em viagens de comboio. Saiba o que vai mudar.

A CP e o Instituto Nacional de Reabilitação (INR) acabaram de assinar uma alteração ao protocolo em vigor para pessoas com incapacidade.

A novidade é que vão passar a ter 20% de desconto em bilhetes para qualquer comboio da CP pessoas com mais de 60% de incapacidade.

A nova regra entra em vigor já no dia 1 de março, sendo que, para usufruir do desconto, basta que o passageiro apresente o Atestado Multiusos.

O atestado médico de incapacidade multiuso é um documento que comprova que a pessoa em causa tem uma incapacidade e que determina o seu grau. Este atestado pode ser requisitado no centro de saúde da área de residência, onde deve ser pedida uma junta médica para avaliação do grau de incapacidade.

Atualmente, apenas as pessoas com incapacidade igual ou superior a 80% podem usufruir de um desconto de 75% na compra de bilhetes para viagens de comboio na empresa pública. Assim o determina o protocolo em vigor desde abril de 2016, que fez com que cerca de 100 mil pessoas tenham beneficiado destes descontos ao longo dos últimos dois anos.