Crédito

Deixou de conseguir pagar as prestações a tempo e horas? Saiba a quem pedir ajud...

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Pagar o crédito à habitação ou a prestação do carro passou a ser uma missão quase impossível. Se corre o risco de entrar em incumprimento não desespere, há quem possa ajudar.

Muitas famílias portuguesas deixaram de ter rendimentos suficientes para conseguir suportar os seus compromissos financeiros mensais. Além das despesas indispensáveis (como a água ou alimentação) acresce a prestação da casa, do carro e, em muitos casos, o crédito pessoal que serviu para comprar um eletrodoméstico. Ao fim de três meses consecutivos, tornou-se impossível pagar tudo a tempo e horas.

Resultado? Entrou numa situação de incumprimento e as consequências podem ser graves. Desde o pagamento de juros de mora, que acrescem à sua dívida, passando pelo recurso ao tribunal por parte do banco ou, mais grave ainda, a possibilidade de penhora de bens.

Se está numa situação de incumprimento deve agir o quanto antes. Para isso, existem várias entidades que o podem ajudar:

GAS O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, criado pela DECO, dá apoio aos consumidores. Faz uma análise da situação e, posteriormente, entra em contato com as entidades credoras para tentar reestruturar as dívidas. Além de Lisboa, o GAS conta com delegações regionais no Porto, Coimbra, Santarém, Évora, Viana do Castelo e Faro. Pode contatar telefonicamente, entre as 10h e as 18h, enviar um email (contatos), ou fazer o seu registo no site e solicitar apoio. O serviço é gratuito, não é necessário ser sócio da DECO.

APOIARE A Associação sem fins lucrativos pretende ajudar os cidadãos com problemas de endividamento a ter acesso a técnicos especializados que os ajudam a resolvê-los diretamente ou através de protocolos com terceiros. Presentes em Lisboa e no Porto, pode ligar ou enviar um email (contatos). A primeira consulta presencial, onde será feita uma análise exaustiva da situação, é gratuita, mas para continuar a ter apoio terá de se associar, pagando uma quota anual de 35 euros a que acresce o pagamento de joia no valor de 5 euros.

GOEC O Gabinete que resultou do protocolo entre a Direção-Geral do Consumidor e o ISEG acompanha e aconselha as famílias no recurso ao crédito e na recuperação de situações de insolvência. Igualmente gratuito, pode recorrer ao GOEC em Lisboa por telefone (contatos) ou enviando um email (gac@iseg.utl.pt ou goec.iseg@gmail.com), e marcar uma reunião presencial.

Além destas entidades, existem ainda dois mecanismos que ajudam a regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito antes do recurso aos tribunais:

PARI O Plano de Ação para o Risco de Incumprimento tem como objetivo prevenir e gerir situações de incumprimento. Na prática, se tiver um crédito e está em risco de deixar de conseguir pagá-lo devido, por exemplo, a uma situação de desemprego, o banco é obrigado a dar-lhe um documento informativo com a descrição de todos os seus direitos e deveres e ajudá-lo a resolver o problema.

PERSI Se já for tarde demais e estiver atrasado no cumprimento do contrato de crédito, terá direito a ser integrado no Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento. É criado um acordo entre si e o banco para regularizar a situação de incumprimento,  evitando o recurso aos tribunais.

Tal como diz o ditado popular “mais vale prevenir que remediar”, a procura de uma solução para o seu problema não deve ser adiada e quanto mais cedo procurar ajuda melhor. Ou seja, não deve esperar para entrar em incumprimento para depois tentar resolver a situação, pois poderá já ser tarde demais.

 

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