Direitos e Deveres

Declaração amigável: pode esquecer o papel.

1 min

Conheça a aplicação que veio simplificar a participação de sinistros automóveis. É gratuita e dispensa a tradicional declaração amigável em papel.

Sabia que não precisa de preencher aquelas folhas com letras minúsculas para participar um sinistro? Existe uma aplicação disponível para o mesmo efeito, que permite que a participação de um sinistro automóvel à seguradora seja feita a partir de um simples telemóvel. A aplicação chama-se e-SEGURNET, é gratuita, e foi lançada pela Associação Portuguesa de Seguradores.

Preencher a declaração amigável a partir do telemóvel, tablet ou computador é simples, desde que tenha um seguro válido em Portugal.  Após baixar a app, deve preencher os dados pessoais, os do veículo e os dados dos dois seguros. Depois de preencher as restantes informações solicitadas, pode submeter a participação. De seguida, vai receber um SMS com um código, que deve inserir na aplicação para assinar a participação. E está feito. A participação é enviada para a seguradora e ambos os intervenientes no sinistro recebem um SMS ou email com o resumo da participação.

Utilizar esta aplicação oferece duas grandes vantagens. Pode tirar partido das funcionalidades do smartphone para tirar fotografias ou fazer um vídeo e utilizar a geolocalização, para melhor documentar as circunstâncias do sinistro.