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Débitos diretos: controle as suas contas

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Débitos diretos

Quase todos os portugueses pagam pelo menos uma das suas despesas mensais por débito direto. O processo é simples: o cliente autoriza uma determinada entidade a retirar uma dada quantia, num período específico, da sua conta de depósito à ordem.

Por um lado, pagar as despesas por débito direto é prático e cómodo. Não precisa de se preocupar com prazos nem de se deslocar ao Multibanco. Por outro, há entidades que oferecem descontos se optar pela modalidade de débito direto. A única desvantagem desta modalidade de pagamento pode ser o facto de não controlar diretamente as suas contas. São mais frequentes do que imagina os casos de pessoas que detetam débitos feitos abusivamente, relativos a serviços que já terminaram, ou então débitos de montantes excessivos. Aprenda a controlar as suas contas e saiba o que fazer se algo não correu bem.

Que cuidados deve ter quando opta pelo débito direto?

  • As autorizações de débito em conta devem ser sempre assinadas pelo cliente e ser concedidas em formato papel ou suporte eletrónico. Não são válidas as autorizações transmitidas pelo telefone;
  • Tenha atenção para não estar com a conta a descoberto na data do débito. Se na data do débito não tiver dinheiro suficiente na conta, o banco não é obrigado a liquidar o pagamento, mas, se o fizer, poderá cobrar-lhe uma comissão. Também o prestador de serviços poderá cobrar uma comissão;
  • Confirme que os valores cobrados correspondem aos valores devidos;
  • Limite o montante máximo da cobrança;
  • Defina uma data limite a partir da qual não aceita a realização de determinada cobrança por débito direto. Regra geral, a autorização de cobrança por débito direto é atribuída para um período ilimitado, pelo que é necessário cancelá-la quando o serviço termina;
  • Cancele as autorizações de débito direto que estejam inativas (no banco ou através do serviço de homebanking).
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O que fazer se um débito foi efetuado indevidamente?

Se o débito direto tiver sido feito há menos de oito semanas, pode formular o pedido de reembolso do valor junto do seu prestador de serviços de pagamento. Em todo o caso, dispõe do prazo de 13 meses, a contar da data do débito em questão, para solicitar a sua retificação, caso a cobrança não tenha sido autorizada ou tenha sido incorretamente executada.

Como cancelar uma autorização de débito direto?

Pode fazê-lo junto da empresa que lhe presta o serviço, através do Multibanco ou no próprio banco. De qualquer modo, deve sempre avisar e falar com a empresa a quem contratou o serviço, sob pena de incumprimento contratual.

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