Trabalho e carreira

Coworking: Um escritório low cost

4 min

O "Coworking" é uma forma de trabalhar que implica a partilha do mesmo espaço. É uma alternativa para quem queira ter um espaço por um custo mais reduzido do que alugar um escritório.

Se é freelancer, ou tem um negócio, procura um espaço para trabalhar e não quer gastar muito dinheiro, o "Coworking" pode ser uma boa solução.

Apesar de ser um conceito ainda recente em Portugal, o "Coworking" tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Na prática, o "Coworking" não é mais do que um local onde há várias pessoas a trabalhar de forma individual nos seus projetos mas partilham um espaço comum. Ou seja, num espaço aberto cada pessoa está na sua secretária, a trabalhar no seu negócio e pode também receber os seus clientes.

Esta é uma opção escolhida por muitos freelancers que não querem trabalhar em casa, cafés ou bibliotecas onde se podem distrair facilmente, assim como por profissionais liberais que estão sempre em deslocação, e necessitam apenas de um espaço pontualmente, ou pequenas empresas e "startups" (uma empresa em fase embrionária e inicial).

Por um preço mais reduzido do que teria se alugasse um escritório, pode usufruir de todas as comodidades do espaço: internet, secretária, sala de reuniões, acesso à copa ou cozinha e casas de banho, serviço de limpeza e impressões, entre outras possibilidades.

Por norma, os espaços de "Coworking" oferecem diferentes pacotes, com soluções distintas. Pode ter uma secretária, que utiliza quando precisa; pode ter uma mesa fixa, ou seja, um espaço que é só utilizado por si; ou mesmo uma mesa maior ou sala individual. Cada uma das modalidades tem preços diferentes mas, por norma, os valores começam nos 45 euros por mês, podendo ser um pouco mais elevados nas grandes cidades, como Lisboa. Se precisa de um local para trabalhar, por exemplo, apenas durante dois dias há espaços de "Coworking" que dão essa possibilidade por 6 ou 8 euros.

Vantagens de trabalhar num espaço "Coworking":

  • Poupança  Um dos pontos fortes do "Coworking" é o custo mais reduzido do que teria se alugasse um escritório e tivesse de incluir despesas de eletricidade, água, internet, limpeza, etc. Todos estes custos já estão refletidos no preço.  
  • Profissionalismo  A possibilidade de receber um cliente num local que tenha uma boa apresentação e transmita credibilidade dá uma imagem mais profissional ao seu negócio. Sem ter realmente um escritório, sente-se como se estivesse num, e é também uma das razões que leva muitos profissionais a optar por estes espaços.  
  • Partilha de ideias e 'networking' Outro dos grandes pontos a favor dos espaços de "Coworking" é a partilha de ideias num ambiente descontraído e criativo. Ter várias empresas, empresários e negócios num mesmo local pode ser muito enriquecedor, não só do ponto de vista pessoal como profissional. Poderá pedir opiniões sobre alguns trabalhos, trocar ideias e, além disso, obter contactos que poderão também ser úteis para o seu negócio. No mesmo espaço pode mesmo encontrar clientes para o seu negócio ou futuros parceiros, com os quais poderá estabelecer algumas sinergias. Existem alguns espaços que costumam também promover workshops e ações de "networking" entre utilizadores do mesmo local, o que pode ser uma vantagem para aumentar a rede de contactos.  
  • Flexibilidade Uma das grandes vantagens destes espaços é também a flexibilidade. Pode utilizar apenas umas horas, um dia inteiro, uma semana ou um mês. Pode fazê-lo de forma esporádica ou permanente. Tudo é suficientemente flexível e adaptável às necessidades do negócio. Para quem alugue um espaço ao mês pode aceder ao local de "Coworking" 24 horas por dia, uma vez que dispõe de uma chave própria, tal como num escritório comum.  
  • Localização Ter um espaço de trabalho numa localização privilegiada a baixo custo é uma das grandes vantagens do "Coworking". No entanto, é possível que, quanto mais bem localizado esteja o espaço, mais elevado seja o preço.  
  • Campanhas  Estando o "Coworking" a ganhar cada vez mais adeptos, têm também surgido cada vez mais espaços que seguem este modelo. Para captar os interessados muitos espaços dispõe de campanhas de desconto nos primeiros meses, ou através da recomendação a um amigo. Esteja atento às campanhas e, caso não haja indicação no site ou página do Facebook, entre em contacto com os responsáveis e procure saber se há alguma campanha de que possa usufruir.

Alguns locais de ‘coworking’

Lisboa

Porto

Faro

 

Artigos relacionados:

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min