Direitos e Deveres

Coronavírus: 5 cuidados a ter

2 min

O vírus começou na China e a origem ainda é desconhecida. Saiba que cuidados deve ter consigo e com os seus.

Data de publicação 2020 M02 17

O surto de coronavírus - agora denominado COVID-19 - foi declarado, pela primeira vez, em Wuhan, na China, a 31 de dezembro de 2019. A origem, provavelmente animal, ainda é desconhecida. Além das milhares de vítimas que já causou, o FMI também admitiu que o coronavírus pode afetar a economia mundial. O mundo está em alerta para tentar evitar a propagação deste epidemia. Saiba quais os cuidados a ter.

1. Manter a distância

Se vir que alguém está doente, a espirrar ou a tossir, tente afastar-se cerca de dois metros para evitar que as gotículas de saliva possam entrar nas suas vias respiratórias, uma vez que é assim que o vírus se propaga. Outra alternativa é dar uma máscara a essa pessoa para que ela possa tossir e espirrar à vontade, ao mesmo tempo que protege as pessoas à sua volta.

2. Evite multidões

Uma pessoa infetada pode nem demonstrar sintomas, por isso, se puder, evite estar em espaços onde se juntam muitas pessoas. O mesmo se aplica, por exemplo, às urgências de um Hospital ou a um centro de saúde: antes de sair de casa para se dirigir a um destes locais, contate a Linha Saúde 24 para saber como proceder.

3.  Lave as mãos com frequência

A saliva de uma pessoa infetada pode chegar a vários objetos com os quais nos cruzamos no dia-a-dia: corrimões, maçanetas, apoios e pegas nos transportes públicos, rato do computador, botões do elevador, copos, canetas, telefones, entre muitos outros. Se tocar em algum destes objetos que esteja infetado, pode ficar também e contribuir para a propagação do vírus. Por isso, deve lavar as mãos com frequência e corretamente. Como?

Lave as mãos:

  • até ao cotovelo
  • a parte da frente e detrás
  • entre os dedos e debaixo das unhas
  • durante cerca de 20 segundos

Se tiver acabado de lavar as mãos, não toque diretamente na maçaneta da porta. Use uma toalha de papel.

4. Não partilhe comida e utensílios

Às refeições, utilize talheres específicos para servir e não partilhe os seus. Em casa, cada um também deve ter a sua toalha, mesmo as de rosto ou para limpar as mãos.

5. Deite fora as máscaras

Se tiver necessidade de usar máscara ou fizer essa opção, por precaução, não a use por mais do que um dia. Idealmente, deite-a fora assim que estiver suja. Se a usar durante demasiado tempo, as bactérias conseguem crescer do lado de dentro da máscara. Evite também tocar no lado de fora da máscara. Se o fizer, lave as mãos com sabão de seguida.

Para mais informações sobre o coronavírus e os cuidados a ter, informe-se junto da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min