Direitos e Deveres

Conhece a app Registo Viajante?

1 min

Localizar os portugueses no estrangeiro e contactá-los em casos de emergência é mais fácil com esta aplicação.

‘Registo Viajante’ é o nome de uma aplicação para portugueses no estrangeiro que permite lançar um alerta para as autoridades em casos de emergência, como catástrofes naturais, acidentes, atentados ou outras situações de insegurança. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

Em situações de emergência, o ‘Registo Viajante’ vem ajudar a responder àquilo que todos querem saber: há portugueses no local? A informação enviada pela aplicação é recebida pelo gabinete de emergência consular. Desta forma, uma pessoa que precise de ajuda será encontrada mais depressa, através de um sistema de geolocalização.

A app não deve ser utilizada para situações “rotineiras”, como a perda de documentos, mas disponibiliza informação que pode ser útil na resolução do problema, fornecendo a localização e os contactos do ponto da rede consular mais próximo do local onde o viajante se encontra.

Outra das vantagens da aplicação passa pelo facto de prestar informação sobre o país e a região de destino, bem como sobre os alertas em vigor emitidos pelo Estado português ou outras organizações, seja sobre doenças ou por questões de segurança. Desta forma, os viajantes poderão preparar melhor a sua viagem.

A app destina-se a viajantes portugueses, lusodescendentes ou com dupla nacionalidade. O registo é feito através da inserção de dados pessoais, que passam a ser usados pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, estando salvaguardada a confidencialidade.