Investir

Conheça seis segredos para investir como um bilionário

2 min

Aos 84 anos, Warren Buffett é umas das pessoas mais prósperas do Mundo. Seis princípios simples e muita disciplina são o segredo do seu sucesso. Conheça-os.

A revista norte-americana Forbes coloca-o no segundo lugar na lista das pessoas mais prósperas do Mundo. E considera-o o décimo segundo homem mais poderoso do planeta. Não admira. 

O bilionário Warren Buffett, 84 anos, dedicou a maior parte da sua vida a fazer investimentos com uma visão de longo prazo. A companhia que dirige, a Berkshire Hathaway, é um caso de sucesso. Cada ação transacionável em bolsa superou já o astronómico valor de 200 mil dólares e Buffett tem utilizado uma boa parte da fortuna que acumuou desde o início dos anos 1960 no apoio a instituições que prosseguem os mais diversos fins sociais.

Apelidado de "oráculo de Omaha", a localidade do estado norte-americano do Nebraska em que nasceu, Buffett tem uma vasta legião de admiradores e de seguidores, que tentam replicar a sua estratégia de investimento, disciplinada e pouco sensível a modas passageiras. Começou cedo a fazer negócios. Em criança, chegou a vender pastilhas elásticas e Coca-Cola. Mas o que realmente o ajudou a atingir a posição de que desfruta atualmente, resistindo a crises e a quedas na bolsa, foram alguns princípios que podem ajudar qualquer investidor a evitar cometer erros e a tratar o dinheiro como ele merece. 

Quais são os segredos? Apenas seis.

1. Warren Buffett não aplica dinheiro em ações de empresas que não conheça. Investiga a evolução do desempenho das empresas, informa-se sobre quem são os gestores e não se deixa ir atrás de dicas, venham elas de onde vierem. Habitualmente, lê cinco diferentes jornais por dia.

2. Conhece aqueles produtos financeiros complexos que, por vezes, lhe sugerem, mas que são difíceis de compreender? Pois bem, quando se deparar com alguma proposta deste género, faça o que Warren Buffett faria na sua posição. Nunca invista naquilo que não compreende. Se o fizer, arrisca-se a passar por dissabores financeiros. O bilionário só investe em produtos e modelos de negócio que entende.

3. Buffett diz que é o temperamento, e não as capacidades intelectuais, que é decisivo para se conseguir levar os investimentos a bom porto. Por outras palavras, quando tem de fazer escolhas sobre em que aplicar o seu dinheiro, deixe as emoções de lado. Na hora de decidir, só atrapalham e podem ser a origem de fracassos.

4. Escolha os ativos em que confia o seu dinheiro com uma perspetiva de longo prazo. Evite andar sempre a trocar de ações, por exemplo, fazendo frequentes operações de compra e venda, porque corre o risco de ver o dinheiro evaporar-se em comissões e, desta forma, baixar as perspetivas em matéria de rendibilidade. Forme as suas convicções e agarre-se a elas.

5. Há estudos que confirmam que as pessoas podem ser facilmente influenciadas quando tomam decisões de investimento na companhia de outras e com a colaboração destas. Confie nos seus juízos, como sucede com Warren Buffett.

6. Comece com pouco. Warren Buffett não nasceu bilionário e a companhia que gere os seus investimentos não teve sempre a dimensão que atingiu nos dias que correm. Isto permite-lhe ir acumulando dinheiro e ir ganhando conhecimentos e confiança em si próprio enquanto investidor.