Crédito

Conheça os cuidados deve ter com o uso do cartão de crédito

1 min

O cartão de crédito é um meio cómodo de fazer pagamentos. Mas há regras essenciais a cumprir para minimizar a possibilidade de fraudes.

As férias de Verão são uma época do ano em que as despesas de consumo das famílias aumentam. Por comodidade, uma parte destas gastos são liquidados através da utilização de cartões de crédito. Nem tudo é seguro no uso desta facilidade, que está sujeita a fraudes que podem custar dinheiro. Por esta razão, há regras essenciais que deve cumprir.

1. Não se esqueça de assinar o seu cartão de crédito.

2. Inutilize os cartões antigos.

3. Tome nota do código num local seguro ou, melhor, memorize os quatro algarismos.

4. Tome nota, também, em local seguro, do número do cartão. Pode ser necessário caso o perca ou se extravie por qualquer outro motivo.

5. Quando fizer pagamentos, não perca o cartão de vista. Assim, poderá minimizar as hipóteses de fraude.

6. Guarde o número de telefone que deve contactar no caso de ocorrer algum incidente com o seu cartão.

7. Em caso de alguma ocorrência indesejada, contacte de imediato o seu banco ou a entidade emissora. Quanto mais rápido for, maior será a probabilidade de evitar a utilização indevida e de acionar os meios de cancelamento do cartão.

8. Não comunique o número completo do seu cartão por telefone ou por mensagem eletrónica. Existe sempre a possibilidade de terceiros terem acesso ao cartão com o fim de o utilizar de forma fraudulenta.

9. Tenha cuidado com os gastos em excesso. Férias e cartão de crédito podem ser uma tentação difícil de controlar.

10. Escolha o pagamento integral do saldo para evitar os juros, que costumam ser pesados. Peça ao banco para lhe conceder um teto de crédito que não supere metade do seu rendimento líquido mensal.