Investir

Conheça as regras corretas para investir como um milionário

2 min

Poupar e investir desde muito cedo, mesmo que pareça pouco dinheiro. As regras seguidas pelos milionários são válidas para toda a gente.

1. Ponha o dinheiro a trabalhar para si. Analise as suas despesas e elimine aquelas que são supérfluas. Aplique o dinheiro com uma visão de longo prazo, sabendo que, nesta perspetiva, as ações são o ativo historicamente mais rentável. Mais tarde, aquilo que acumular vai permitir-lhe manter o padrão de vida ou financiar a compra de bens e serviços que contribuirão para o seu bem estar. 

2. Faça um fundo de emergência. A independência financeira é importante. Para a assegurar contra situações imprevistas, reserve uma parte do dinheiro que conseguir poupar para constituir um fundo de emergência. O objetivo deve ser o de garantir que terá dinheiro de lado suficiente para cobrir seis meses de despesas correntes do seu agregado familiar, num cenário em que tenha uma perda de rendimentos decorrente, por exemplo, do desemprego.

3. Não se esqueça dos gastos com saúde. Contratar um seguro de saúde é uma boa ideia. Mas há despesas que não estão cobertas. Tente engordar o fundo de emergência com uma reserva destinada a garantir que tem recursos para uma ocasião em que o dinheiro possa dar uma ajuda com gastos médicos e hospitalares. 

4. Faça uma revisão periódica da sua situação financeira. Se colocar as suas poupanças de curto e longo prazo em fundos de investimento, nomeadamente aqueles que seguem um índice, não terá de se preocupar com a gestão diária da sua carteira de aplicações. Mas isto não significa desligar o interruptor e alhear-se do rumo das suas poupanças. Faça uma avaliação mensal e mude aquilo que for necessário. 5. Pense bem antes de emprestar dinheiro. Se tem uma poupança constituída e alguém lhe pede dinheiro emprestado, avalie a situação com frieza. Os amigos que lhe estão a pedir dinheiro precisam mesmo de recorrer a si como credor de última instância ou têm outras soluções, mesmo que incluam a sua ajuda para as desbloquear? 

6. Quer ser milionário? Comece cedo. Dez euros por mês? Por que não? Comece cedo a poupar e a investir e faça-o com regularidade. Se acha que poupar e aplicar dez euros por mês não vão fazer de si um milionário, desengane-se. Os dez euros de hoje vão valer muitíssimo mais daqui a 20, 30, 40 ou mais anos.