Poupar

Conheça a aplicação portuguesa que o ajudará a controlar o orçamento

3 min

Chama-se Boonzi e é um software de gestão de finanças pessoais que promete ajudá-lo a esticar o orçamento no final do mês

Lançado em Portugal no início de 2013, muitos já são os portugueses que começaram a poupar com a ajuda do Boonzi. Falámos com Rubim Fonseca, co-fundador, que nos disse “o nosso foco quando pensámos o Boonzi foi criar uma ferramenta simples que ajudasse os portugueses a controlar melhor as suas despesas. Num período de grande contenção económica a necessidade de uma boa gestão do orçamento familiar torna-se fundamental. O Boonzi vem responder a esta necessidade, ajudando as famílias a controlarem o seu dinheiro ao cêntimo e a tomarem as melhores decisões para o seu futuro.

A principal vantagem deste software é importar de uma forma muito simples os extratos bancários. Já não precisa de folhas de Excel nem apontar todas as entradas e saídas de dinheiro, só tem que fazer copiar e colar do seu homebanking para o Boonzi. Poupar é muito mais fácil com esta ajuda.

Para facilitar a sua vida, semanalmente, copie todas as suas movimentações de dinheiro para a aplicação e categorize-as. Assim, poderá saber onde está a gastar o seu dinheiro e em quê. Isto é muito importante para conseguir definir em que despesas pode cortar.

Esta ferramenta permite-lhe criar um orçamento mensal, parte indispensável para uma gestão financeira boa e, sobretudo, racional. Poderá definir tetos para cada despesa e saber quanto vai poupar no tempo que estipular. Desta forma, pode poupar e investir o dinheiro que amealhar em produtos financeiros que lhe darão uma rendibilidade extra através dos juros pagos. Se começar já a poupar em poucos anos conseguirá ter um bom pé-de-meia.

O Boonzi disponibiliza uma versão completa e gratuita durante 30 dias para experimentar em www.boonzi.pt/demo. Nos primeiros 30 dias de utilização terá gratuitamente acesso a todas as funcionalidades disponíveis. Após este período, pode continuar a usar a aplicação gratuitamente abdicando de algumas funcionalidades ou adquirir uma licença se pretender o uso completo. Os desempregados e as famílias numerosas têm direito a 33% de desconto.

Recentemento o Boonzi lançou a versão 40 que lhe oferece o controlo do seu futuro financeiro através do seu inovador sistema de orçamentação que permite especificar quanto tenciona gastar e receber em cada categoria, para cada um dos próximos meses. O Boonzi 40 não só o ajuda a construir o orçamento de cada mês futuro, como calcula a sua poupança e saldo futuros, de forma a que saiba com precisão quanto dinheiro terá disponível no final de cada mês, ou mesmo daqui a um (ou vários) ano(s).

Sempre que orçamenta um mês futuro, o Boonzi mostra-lhe se o seu dinheiro será insuficientepara fazer face às despesas desse mês, ou, pelo contrário, se será capaz de cumprir um determinado objectivo de poupança – como aquelas férias merecidas.

Se quiser conhecer melhor o Boonzi participe no evento “Como Preparar o Futuro Financeiro dos Portugueses – Aprenda a preparar o seu orçamento familiar para o dia de amanhã” que se realiza já no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 16h00 no Auditório da Lispolis, em Telheiras, Lisboa. O Contas Connosco também estará presente. Confirme já a sua presença aqui. A entrada é gratuita e ficará habilitado a ganhar um dos 5 Boonzi's que irão oferecer.

Boonzi em 5 passos que facilitarão a sua vida:

  1. Copie as transações das suas contas
  2. Categorize os pagamentos
  3. Analise os seus gastos
  4. Faça um orçamento
  5. Poupe!

Já não tem mais desculpas, é fácil poupar, comece já!