Poupar

Comprar um carro novo ou um carro usado? Como escolher e negociar?

2 min

Comprar um carro novo ou optar por um usado é uma escolha que exige um balanço entre as vantagens e os inconvenientes de cada uma das soluções. Saiba o que é importante ponderar.

A decisão de comprar um carro nem sempre é fácil de tomar. O carro é um bem que perde valor muito rapidamente e é importante decidir se é mais vantajoso comprar um novo ou um carro usado. Conheça alguns conselhos sobre como escolher e negociar. 

Preço. Em relação ao preço, um carro usado é mais barato. Alguns modelos usados e com apenas alguns anos (quatro ou cinco) podem mesmo chegar a metade do valor original. No entanto, é preciso levar em conta não apenas o que paga no momento da compra, mas também quanto poderá vir a custar a manutenção. Para evitar surpresas no futuro, escolha um carro usado com garantia. 

Seguro. O valor do seguro automóvel é influenciado por vários fatores, entre eles o preço do carro. Em geral, quanto mais caro for o carro, mais pagará de seguro. No entanto, os carros novos têm também características em termos de tecnologia de segurança mais recentes, o que pode fazer baixar o preço da apólice. Mas se fizer um contrato contra todos os riscos – incluindo roubo, por exemplo – o prémio será mais elevado do que aquele que lhe será cobrado por um contrato que cubra, apenas, danos em terceiros. Lembre-se sempre de negociar.

Peças. O preço das peças de um carro mais antigo, que podem ser mais difíceis de encontrar, em especial, se o modelo for descontinuado, podem pesar no orçamento da manutenção. Se pensa comprar um carro usado, escolha um modelo que de tenham sido vendidos muitos exemplares. Por regra, quanto mais popular for o carro, mais fácil será encontrar peças de substituição e mais baratas serão. 

Manutenção. Um carro novo é mais fácil de manter, não só porque é normalmente mais viável, mas também porque nos primeiros quatro anos não precisa de fazer a inspeção, que só passa a ser obrigatória quatro anos depois da primeira matrícula. 

Características. Se optar por comprar um carro novo, tem mais margem de manobra para escolher as características que prefere, desde o número de portas à cor. No entanto, a maioria das marcas cobra um extra por cada opção que seja acrescentada ao modelo base. 

Negociar o melhor preço. Quer escolha um carro novo ou usado, pode sempre negociar o melhor preço. Se comprar a pronto, peça um desconto por isso. Se escolheu um carro usado, peça uma inspeção gratuita, insista numa extensão do prazo de garantia ou pense em comprar o modelo que procura a um privado (embora seja mais arriscado). Se decidiu comprar um carro novo e pretende pagar a prestações, leia o contrato de leasing com atenção. Às vezes, pedir financiamento a uma instituição de crédito diferente da que foi proposta pelo vendedor pode ser vantajoso.