Dinheiro

Comprar carro: 3 novidades no Orçamento

1 min

Saiba o que muda nos impostos para particulares e empresas que tencionam comprar carro em 2020.

O Orçamento do Estado para 2020 traz novidades para quem pretende comprar carro. Avalie bem antes de tomar a sua decisão.

  1. IUC sobe

O Imposto Único de Circulação (IUC) vai ficar mais caro no próximo ano.
Haverá uma atualização ao nível da inflação, de 0,3%, e as tabelas e regras de imposto vão ser devidamente adequadas ao mais recente sistema de medição de CO2.
Vai continuar a manter-se, e em vigor desde 2014, o adicional sobre os automóveis a gasóleo “como forma de desincentivo à manutenção em circulação de veículos a gasóleo e de promoção da mobilidade sustentável”.

  1. Veículos mais amigos do ambiente beneficiam

As tabelas do Imposto Sobre Veículos vão beneficiar quem optar por veículos mais amigos do ambiente. Pode ler-se no Orçamento do Estado que “as tabelas relativas à componente ambiental são adaptadas para incorporar a transição na homologação de consumos e emissões de adaptação.”

  1. Benefícios para as empresas

As empresas vão passar a poder deduzir no IRC todo o IVA resultante da fatura de eletricidade dedicada ao carregamento das baterias de veículos híbridos ou elétricos. 

Também a tributação autónoma de 10% passará a aplicar-se até veículos de um custo total de 27.500 euros, e antes só se aplicava até aos 25.000 euros. 

Se precisar de trocar de carro e ainda tiver dúvidas sobre a melhor forma de o fazer - crédito, leasing, ald ou renting -  veja aqui as várias hipóteses disponíveis.