Poupar

Como usar as trocas para poupar dinheiro

2 min

Conheça algumas das lojas e sites que permitem que possa trocar aquele artigo que já não precisa por algo que quer sem ter de gastar dinheiro.

Aquilo que já não serve para si, pode ser interessante para outra pessoa e vice-versa. Esta é a ideia que está pode detrás de muitas plataformas que permitem a troca direta de coisas e de serviços, sem envolver dinheiro. Não gasta ‘um tostão’.

Pode trocar tudo, mas há uma coisa que talvez desconheça: também pode trocar tempo por tempo, e isso não tem preço. Ora veja.

  1. Troca Tudo – “Um oceano de oportunidades na sua mão e tudo sem gastar um tostão!”. Assim se apresenta esta plataforma que apela à troca de produtos que já não lhe interessam até para ajudar o ambiente. Pode anunciar os seus produtos e pesquisar aqueles que lhe interessam. Depois só tem de negociar os prazos, entrega e termos com o outro utilizador e concluir o negócio, sem gastar. Espreite.
  2. BookCrossing – O nome diz tudo. Trata-se de uma Biblioteca Mundial, uma rede social inteligente e ativa que conecta quem se interessa por leitura. Aqui pode encontrar livros para todos os gostos e deixar voar os seus para outros amantes de leitura. Palavras, leva-as o vento, diz o ditado. Há atualmente 956.636 BookCrossers e 13.037.171 livros, a viajar por 132 países.
  3. Trokaki– O convite do projeto Trokaki é simples: Converta o que sabe fazer, o seu tempo ou artigos de que já não precisa por créditos e troque-os por aquilo que necessita, sem dinheiro envolvido. Esta loja itinerante propõe que por cada artigo que entrega recebe créditos, ou seja, ‘troks’, que depois pode utilizar para trocar por outros objetos ou serviços.
  4. Loja Entre nós– A loja comunitária “Entre Nós” surgiu de forma a combater a dificuldade financeira que algumas famílias começaram a enfrentar. O sistema aqui também funciona por créditos. Ou seja, por cada objeto entregue recebe créditos que depois pode utilizar para levar os produtos que desejar. A loja, por ser itinerante, abre em local e data a designar. Pode ver mais infomações em: http://lojaentrenos.wordpress.com/
  5. Banco de Tempo – Trocar tempo por tempo. Esse bem precioso que não se compra, pode afinal ser trocado aqui. O conceito é simples. Existe um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre oferta e procura de serviços disponibilizados pelos membros e que ocupam tempo. Na verdade, o que se troca é tempo e horas. E depois de realizado o serviço, passa-se um cheque de tempo.