Poupar

Como tornar o seu frigorífico mais eficiente?

2 min

Pequenos gestos traduzem-se em grandes poupanças. Para poupar no consumo de energia do frigorífico não é preciso um curso. Basta por em prática estas 7 dicas.

O seu frigorífico pode poupar mais energia e conservar os alimentos durante mais tempo, com estas sete dicas.

1. Alimentos embalados

Para começar, saiba que todos os alimentos que põe no frigorífico devem estar embalados ou em caixas. Ficam mais protegidos de bactérias e não libertam a humidade que obriga o frigorífico a trabalhar mais, para a eliminar.

2. A temperatura ideal

Mantenha uma temperatura entre os 0 e os 4 graus centígrados. É meio caminho andado para prolongar a vida dos alimentos e manter o consumo de energia estável.

3. Tem o frigorífico vazio?

Naquelas alturas no ano - como as férias - em que o frigorífico fica praticamente vazio, deixe algumas garrafas de água ou sumo, para evitar que ele esteja em esforço constante para chegar à temperatura ideal, o que consome mais energia.

4. O que vai (ou não) para o frigorífico

Grande parte das frutas e legumes querem frio, mas há uns que preferem o armário ou um espaço escuro e fresco. É o caso das batatas, cebolas, bananas, laranjas, abacates ou abacaxis.

5. Cada alimento, sua prateleira

Laticínios, charcutaria e comida confecionada devem colocar-se nas prateleiras de cima ou do meio, que são as que têm a temperatura mais fria. Frutas e legumes devem ficar guardados nas prateleiras mais abaixo, mas não os misture. A fruta produz um gás que acelera o amadurecimento dos legumes e vegetais. As carnes e peixes ficam reservados para as últimas prateleiras, para não libertarem líquido sobre outros alimentos. Ponha também os alimentos com datas de validade próximas mais perto da porta do frigorífico, para serem consumidos mais rapidamente.

6. O que colocar na porta do frigorífico?

A porta do frigorífico é o local onde há mais variações de temperatura, por isso evite por lá alimentos como leite, iogurtes e ovos. Na porta, guarde aquilo que não se estraga, como água, os sumos ou alguns temperos para a comida.

7. O que fazer à comida confecionada quente?

Se a comida ainda está quente, deixa-a arrefecer. Se puser alimentos ainda quentes no frigorífico, a temperatura interior vai aumentar. Os outros alimentos podem aquecer, vai estar a obrigar o frigorífico a fazer um esforço energético maior, e as bactérias podem multiplicar-se e contaminar a comida.

Poupar é simples. Com estes sete truques, vai gastar menos em energia e alimentação.