Trabalho e carreira

Como ter sucesso em dez passos

3 min

Se quer atingir a felicidade e concretizar as suas aspirações e sonhos, o livro "Plano A, Como Alcançar a Felicidade e o Sucesso com a Ajuda da Ciência", de Marco Meireles, pode dar-lhe uma ajuda. O speaker na área da felicidade partilha 10 estratégias que diz serem infalíveis para alcançar o sucesso. Saiba quais são.

Data de publicação 2016 M11 14

1. Seja seletivo e escolha muito bem os amigos

Sabia que temos 50% de probabilidade de adquirir os hábitos dos nossos amigos? Rodearmo-nos de pessoas ambiciosas, positivas e sonhadoras aumenta a motivação e a satisfação com a vida e a probabilidade de atingirmos os objetivos. Se tivermos amigos determinados e com uma grande autodisciplina, aumentamos o nosso autocontrolo. Tenha isso em atenção e escolha bem com quem anda.

2. Quebre hábitos do quotidiano

É difícil sair da nossa zona de conforto e quebrar hábitos, mas a rotina é a maior inimiga da mudança. Por isso, temos que ganhar coragem para sair da monotonia, não ter medo do incerto e ver a vida com outra perspetiva. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

3. Pratique 20 minutos de exercício

O exercício físico é fundamental para se sentir bem e com energia. Bastam 20 minutos entre quatro a seis dias por semana para fazer toda a diferença. É que o exercício físico estimula a produção de endorfina que garante a sensação de prazer e relaxamento e tem grande impacto na memória, humor e cognição.

4. Escreva um diário de respostas

Há três perguntas às quais deve sempre tentar responder diariamente. “O que é que aprendi e decidi hoje?”, “O que foi positivo hoje?”, “O que estou entusiasmado para fazer amanhã?”. Em conjunto, vão ajudá-lo a ser mais confiante, a libertá-lo da ansiedade e culpa, a focar-se nas soluções, a corrigir o que correu mal e a conseguir que a sua vida fique sob controlo.
Tente escrever as respostas num diário. É que, diz o livro, que isso desenvolve a inteligência geral e a inteligência emocional, facilita a concretização de objetivos, alavanca a memória e a compreensão, consolida a autodisciplina, melhora a organização das ideias, aumenta a criatividade e a autoconfiança.

5. Esqueça as noitadas

Se gosta de sair à noite, vai ter que deixar de o fazer pelo menos com tanta frequência. Dormir mantém o cérebro limpo e saudável. “O bem-estar, o sucesso e a felicidade dependem em larga escala das horas que dorme e da profundidade do seu sono”, revela o guia. Se não dormirmos bem, a mente fica nublada, o humor alterado e temos mais propensão para os esquecimentos.

6. Programe 75% do seu tempo

Para alcançarmos os nossos sonhos, é determinante definir objetivos. Se o fizer diariamente, tanto melhor.  Planeie 75% do seu dia, deixando os restantes 25% para imponderáveis e imprevistos.  “No fim do dia, programe o dia seguinte, tendo em conta o que pretende realizar durante a semana. Desta forma, sabe que o que fizer estará alinhado com os seus objetivos maiores e o seu propósito, afirma o autor.

7. Medite uma vez por dia

Marco Meireles propõe um treino de atenção plena de 10 minutos por dia. Vários estudos sugerem que a meditação está positivamente associada à clareza emocional, atenção aos sentimentos dos outros e menor distração. Contribui para o sucesso, desenvolvendo a criatividade, tem uma forte influência na capacidade física e intelectual e na forma como somos vistos e como as pessoas nos avaliam.

8. Escolha um hobbie

Ter um hobbie faz bem à saúde. Encontre algo de que gosta muito. “Caso já tenha algum, decida evoluir e tornar-se excelente”, recomenda Marco Meireles. “Ao focar-se em praticar aquilo que não é confortável para si, terá frequentemente a sensação de que está a falhar. Mas o que parece luta e frustração é, na maioria das vezes, desenvolvimento de competências e crescimento. O que parece ser fracasso é normalmente a fundação do sucesso”, diz.

9. Faça uma lista de cinco coisas de que gosta de fazer

Não viva só para o trabalho. Faça pelo menos uma atividade de que gosta por dia para dar sentido à sua vida, aconselha Marco Meireles. O especialista diz que se deve elaborar uma lista com cinco atividades que se gosta de realizar e às quais se deveria dispensar mais tempo, bem como outra com cinco pontos em que se pode melhorar o desempenho no trabalho. Outro conselho: enumerar três razões que o fazem levantar-se da cama de manhã.

10. Crie uma frase do sentido e da vida

Saia de casa todos os dias com um lema. É mais fácil vencer se tiver uma frase que o acompanhe e uma causa pela qual está disposto a lutar. Saia para o trabalho feliz e a pensar que pode e quer contribuir.

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