Poupar

Como preparar um fim de semana prolongado sem destruir o orçamento

1 min

Não precisa de gastar somas elevadas para desfrutar de um fim de semana prolongado. Aqui ficam cinco dicas sobre como proceder para não estourar o seu orçamento.

Um fim de semana prolongado significa uma oportunidade de aproveitar uns dias de descanso, longe do trabalho e da correria do quotidiano. Se as suas finanças não lhe permitem fazer grandes viagens, saiba como preparar um fim de semana prolongado sem destruir o orçamento.

1. Pense em atividades que possa realizar perto de casa. Se vive perto da praia ou da montanha, organize um passeio com a família. Preparar uma refeição ligeira e fazer um piquenique é uma iniciativa divertida e permite manter os custos em conta.

2. Organize atividades para os miúdos. Em dias feriados, as crianças não têm aulas e isso pode ser uma oportunidade para planear um atividade divertida em família. Pode combinar um encontro no parque com outras crianças ou uma sessão de brincadeira em casa, seguida de um lanche.

3. Faça turismo na sua cidade. Olhe para o sítio onde vive com outros olhos e faça uma lista dos museus e locais que nunca visitou ou que gostaria de conhecer melhor. Estabeleça um plano de visitas aos vários sítios e aproveite para andar de transportes públicos com os miúdos: a viagem pode ser, em si, mais uma experiência engraçada.

4. Planeie uma “escapadinha romântica” sem sair de casa. Peça aos avós para ficarem com os miúdos e planeie um fim de semana a dois dentro de portas. Pense nos filmes que gostariam de ver em conjunto (sem interrupções de crianças) ou naquela garrafa de vinho à espera de uma ocasião para ser aberta. Com algum planeamento e imaginação, pode transformar a sua casa no melhor hotel romântico do mundo.

5. Acampar pode ser uma solução divertida e económica. Escolha um parque de campismo perto da zona onde vive e transforme o fim de semana prolongado numa aventura. Acampar pode ser muito divertido, em especial para os miúdos. Opte por um lugar com boas condições e com alguns equipamentos para as crianças, que facilitem a estadia.