Crédito

Como poupar ao usar o cartão de crédito

3 min

Parece impossível, mas não é. Fazer uma gestão inteligente do seu cartão de crédito pode permitir-lhe poupar. Saiba como.

Muitas vezes os cartões de crédito são vistos como ‘maus da fita’, mas a verdade é que eles existem para nos facilitar a vida e permitir que consigamos concretizar aquele sonho ou fazer face a gastos inesperados. Além disso, podem até permitir poupar. É isso mesmo, poupar com um cartão de plástico é possível, se gerir da melhor forma o seu uso.

O cashback e os descontos em parceiros são algum dos mecanismos de poupança que podem estar associados aos cartões de plástico que substituem o dinheiro. 

Neste artigo, o Contas Connosco dá-lhe algumas pistas para tirar partido dos seus cartões de crédito e usufruir de benefícios que talvez desconheça. Utilizado de forma inteligente, permitirá até compensar os juros e taxas inerentes à sua utilização. 

Dê atenção às 7 dicas que lhe deixamos:

1. Utilize a opção de cashback. Trata-se de uma modalidade que permite o reembolso de uma parcela do valor das compras que fizer com o cartão de crédito. Hoje, com alguns cartões, poderá receber de volta 2% de cashback em todas as compras e 1% em pagamento de serviços, incluindo compras no estrangeiro e levantamentos a crédito (Cash-Advance). O valor é definido em função do valor acumulado das compras num dado prazo, sendo que normalmente existe um valor limite. Quando aderir a um cartão de crédito, garanta que tem esta opção, já que é uma excelente forma de poupar, tornando o consumo num aliado da poupança.

2. Controle as despesas. Consulte o extrato bancário – pode fazê-lo online, a qualquer hora - e veja se está a gastar mais do que o recomendável. Isto é, perceba se conseguirá pagar aquilo que está a gastar entre a data da compra e a de pagamento mensal. E lembre-se que, se não conseguir pagar o valor em dívida, terá de pagar juros de mora.

3. Esteja atento aos juros. As taxas máximas aplicadas aos contratos a crédito têm estado a descer e a previsão é que vão baixar no segundo trimestre do ano, segundo dados revelados pelo Banco de Portugal.

4. Tire partido dos cartões de fidelização. Se fizer compras regulares no mesmo sítio, pode poupar com o cartão de crédito associado a essas lojas. 

5. Beneficie das ofertas. Alguns cartões de crédito oferecerem experiências, bilhetes para festivais de música, milhas aéreas ou outras vantagens. Ao tirar partido dessas ofertas estará a poupar dinheiro.

6. Jogue com a data do pagamento. Escolha a opção que melhor se adequa às suas finanças. Normalmente, pode optar por pagar na totalidade as compras feitas no mês, evitando o pagamento de juros. Mas se preferir pagar em prestações, jogue pelo seguro e garante que a mensalidade vai a débito numa altura do mês em que sabe que tem dinheiro disponível na conta. O que pode fazer é aproximar a data em que vence a prestação da data em que recebe o seu salário.

7. Compre online. Comprar pela internet permite fazer grandes poupanças, mas grande parte das compras online só podem ser feitas através de um cartão de crédito. Utilize o seu cartão para tirar partido desses preços especiais.

Não podemos terminar sem deixar de lembrar algumas regras importantes para quem adere a um cartão de crédito: leia o contrato do seu cartão com muita atenção, verificando todas as cláusulas; compare as taxas de juro do cartão e o valor da sua anuidade, para fazer uma escolha acertada; escolha cartões com a opção de cashback; e mantenha uma taxa de esforço dos encargos do seu crédito dentro do limite confortável, até um terço do seu rendimento mensal.

 

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min