Crédito

Como posso fazer para sair da "lista negra" do Banco de Portugal

3 min

O mapa de responsabilidades de crédito é onde ficam registados todos os empréstimos que fez, estejam em dia ou em incumprimento.

A conhecida “lista negra” do Banco de Portugal, não é mais do que uma base de dados onde consta informação positiva e negativa. Na realidade chama-se Central de Responsabilidade de Crédito e, qualquer pessoa ou empresa que tenha um crédito superior a 50 euros terá o seu mapa, ou seja, uma folha onde ficam registados os seus créditos todos no Banco de Portugal, estejam os pagamentos em dia ou não.

No entanto, caso uma pessoa entre em incumprimento essa situação fica assinalada no seu mapa de responsabilidades de crédito. Cada vez que necessita de um crédito os bancos acedem ao seu mapa de responsabilidades para avaliarem se tem condições para pagar o mesmo. Por exemplo, se tiver algum empréstimo em incumprimento, a instituição financeira pode negar-lhe um novo empréstimo. Para conseguir que essa informação negativa deixe de estar presente na sua folha basta pagar o valor em dívida, ou seja, regularizar a sua situação.

Todos os meses, as instituições financeiras do país têm de comunicar informação sobre os seus clientes ao Banco de Portugal. Se tiver ocorrido o pagamento do montante em dívida num determinado mês, tal dívida  desaparece do Banco de Portugal.  Por exemplo: se tiver feito o pagamento de uma dívida em Setembro, essa dívida já não deverá constar da centralização referente a esse mês, que é divulgada às entidades participantes na Central de Responsabilidade de Crédito em Outubro.

“Após a comunicação, a base de dados é actualizada. As situações de incumprimento reportadas no passado continuarão a constar dos registos relativos aos meses em que ocorreram, mas deixam de figurar a partir da centralização correspondente ao mês em que foi efectuado o pagamento”, esclarece o Banco de Portugal.

Ainda assim, mesmo ficando o registo passado, não tem de se preocupar porque se, por exemplo, teve uma situação de incumprimento no ano passado e vai pedir um empréstimo este mês, o Banco de Portugal apenas disponibiliza às entidades participantes “a informação respeitante ao mês mais recente”, adianta o Banco de Portugal. Ou seja, se a dívida foi regularizada no ano passado e o banco onde irá pedir agora o crédito consultar o seu mapa de dívida apenas irá ver o mês mais recente, não tendo acesso a informação mais antiga.

Mas numa situação de renegociação de um crédito em incumprimento, como fica registada a alteração na Central de Responsabilidade de Crédito? O Banco de Portugal explica que,  quando há acordo formal entre uma instituição de crédito e um cliente no sentido de renegociar os termos de pagamento de um empréstimo em incumprimento sem garantias adicionais, “este deverá ser reclassificado como crédito renegociado na comunicação ao Banco de Portugal. Só são classificados neste tipo de responsabilidades os créditos que já estiveram em situação de incumprimento”. Numa situação futura, um cliente poderá já ter uma margem mais reduzida para pedir um empréstimo ou até para renegociar novamente as dívidas.

O melhor mesmo é consultar o seu mapa de responsabilidades no site do Banco de Portugal e  verificar se todos os dados estão correctos. Caso não estejam deverá comunicar à instituição financeira envolvida ou ao Banco de Portugal.

Poderá consultar mais informação sobre o funcionamento da Central de Responsabilidade de Crédito neste link: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ServicosPublico/ResponsabilidadesdeCredito/Paginas/default.aspx

 

 

Artigos relacionados:

 

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min