Poupar

Como organizar um jantar low cost com amigos

3 min

Receber bem é um desafio quando se trata de gerir o orçamento mas saiba que não é impossível. Veja como preparar um jantar em casa e cozinhar por 20 euros.

Um orçamento reduzido já não é desculpa para deixar de receber os amigos em sua casa para jantar. Aproveite todo o potencial da sua sala, prepare uma noite divertida e planeie exatamente aquilo que quer fazer.

Tenha apenas em atenção alguns pontos essenciais:

  1. Organize-se: inclua estes jantares no orçamento mensal da casa e tenha a despensa organizada e recheada. Será mais fácil pensar num menu. Compre em quantidade sempre que encontrar produtos com data de validade mais alargada a bom preço (arroz, massas, conservas, tostas e vinho são alguns dos produtos com data de validade alargada) e aproveite os talões de desconto que existem em muitos supermercados.  
  2. Decore a casa com cuidado: opte por plantas de vaso em vez de flores frescas ou, para o centro de mesa, use a fruta que tem em casa (uma taça de vidro com limões ou maçãs dará um colorido especial à mesa de jantar), use a sua criatividade para fazer argolas de guardanapos com rolos de papel ou marcadores de pratos e bases para copos coloridas. Tente misturar estilos na mesa: use pratos e copos diferentes para uma decoração surpreendente, dobre os guardanapos de forma diferente do habitual e use velas para decorar a mesa: não há maneira mais económica para criar um ambiente mais intimista e acolhedor.  
  3. Planeie bem a refeição que vai servir: receitas de pratos económicos estão à distância de um clique. Faça uma lista de ingredientes necessários. Opte por refeições simples que, com um detalhe especial, possam fazer boa figura.   
  4. Dividir as responsabilidades: ofereça a casa, as entradas e o prato principal e peça os seus amigos que levem as bebidas e a sobremesa. Acabam por dividir as despesas do jantar sem necessidade de fazer contas no final.

Mas em termos práticos, quanto poderá gastar para um jantar de amigos?

Falámos com Sebastião de Castilho, chef e fundador da empresa Simply Sebastião, que assegura que o processo é simples. Segundo o chef é fácil fazer um jantar para quatro pessoas por menos de 20 euros. O chef Sebastião de Castilho deixou-nos uma sugestão. Tome nota da receita:

Lasanha de peru com courgettes e crumble de queijo da IlhaIngredientes 800g de courgettes pequenas 500g de molho bechamel (caseiro ou comprado) 4 colheres de sopa de azeite 600g de bifes de peru finíssimos (peça ao talhante extra finos) 1 colher de orégãos secos 150g de folhas de espinafres ½ broa pequena, velha ou não 125g de salsa fresca 100g de queijo da ilha

Preparação

  1. Lave bem as courgettes e com um descascador de legumes corte fatias finas da courgette até à zona das sementes (guarde o resto para uma sopa futura, não desperdice).Tempere com sal e pimenta e regue com azeite (2 colheres de azeite até estarem ligeiramente molhadas). Reserve.  
  2. Numa tigela tempere os bifes com sal, pimenta e azeite (2 colheres de sopa). Pode sempre adicionar orégãos frescos para dar mais sabor, misture bem e reserve.  
  3. Com ajuda de um robot de cozinha, triture a broa, a salsa e o queijo da ilha até obter um crumble esverdeado. Reserve.  
  4. Ligue o forno a 200ºC  
  5. Unte com manteiga o pirex que vai ao forno e comece a montar o prato colocando alternadamente lâminas de courgette, bifes de peru e espinafres até acabarem os ingredientes. No final coloque o molho bechamel por cima até ficar coberto e finalize com o crumble de queijo da ilha previamente preparado.  
  6. Desça a temperatura para 170ºC e coloque o prato no forno durante 20 minutos. Depois, está pronto a servir.

Aqui tem uma solução para receber os amigos por menos de 20 euros com a receita de um chef.

No final do jantar, leve a cabo a sua própria sessão de entretenimento. Pense num filme e em pipocas para uma sessão de cinema caseira; prepare uma playlist no Spotify (um programa de música gratuita) que acompanhe os vários momentos da noite; considere um karaoke com amigos ou uma noite de jogos de tabuleiro. Crie um cenário numa das paredes da sala que sirva de fundo para uma sessão de fotografias entre amigos.

Com um pouco de imaginação é possível passar um serão agradável com amigos sem ter de gastar muito dinheiro. Possivelmente, se fosse jantar fora em vez de 20 euros por quatro pessoas, pagariam 20 euros por pessoa, ou seja, 80 euros os quatro.